A CONSOLIDAÇÃO DE UM LUGAR PARA O ENSINO SECUNDÁRIO PÚBLICO EM CURITIBA: UM OLHAR SOBRE O EDIFÍCIO DO GINÁSIO PARANAENSE (1904-1949)

  • Mariana Rocha ZACHARIAS
Palavras-chave: instituições escolares, arquitetura escolar, cultura material escolar

Resumo

O Ginásio Paranaense foi criado em 1892 e consolidou-se como instituição representativa do ensino secundário público da capital paranaense. As discussões sobre a necessidade de uma sede própria para essa modalidade de ensino começam a ser delineadas em fins do século XIX. Este trabalho analisa aspectos da constituição material do Ginásio Paranaense com a intenção de compreender como esta instituição constituiu-se como modelo para o ensino secundário público do Paraná. A ênfase dessa análise recai sobre o conjunto arquitetônico, especialmente o edifício sede inaugurado no ano de 1904. Também foi analisado o processo de formação das salas especiais, como as de Desenho e de História Natural. Uma das questões que permeiam esta análise é a convivência com as normalistas, pois a Escola Normal foi criada em 1876 e desde o início funcionou anexa ao Ensino Secundário. Com a construção da nova sede do Ginásio ela permanece anexa a este, compartilhando espaço físico e corpo docente. De acordo com as fontes analisadas, por diversas vezes, as aulas eram ministradas pelo mesmo professor a alunos dos dois cursos ao mesmo tempo. As fontes utilizadas foram fotografias, recortes de jornais e documentos administrativos encontrados no acervo do Colégio Estadual do Paraná e, ainda, obras autobiográficas de ex-alunos tanto do Ginásio quanto da Escola Normal. O processo de consolidação do Ginásio Paranaense como instituição modelar ocorreu através da interferência do Estado em sua estrutura física, sendo que a imprensa teve papel preponderante na construção dessa imagem. Os principais referenciais teóricos utilizados são os trabalhos de Antonio Viñao Frago e Marcus Levy Bencostta, relacionados à arquitetura escolar e cultura material escolar.