MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA CUIDADORES: POSICIONAMENTOS E TRANSFERÊNCIAS

  • Gabi Tsuruda Libano Centro Universitário UniBrasil
  • Gisele Mocelim Leal de Carvalho UniBrasil
  • Selma Ribeiro Torres UniBrasil
  • Cleonice Garbuio Bartoli UniBrasil
Palavras-chave: deficiência motora; posicionamentos; fisioterapia em deficientes; pais cuidadores; cuidadores.

Resumo

Introdução: O indivíduo com deficiência física necessita da ajuda de uma pessoa (cuidador) para realizar ou auxilia-lo nas atividades do dia a dia, quanto maior o comprometimento maior será a dependência do indivíduo. Geralmente o cuidador é alguém da própria família (cuidador informal) que passa a desempenhar o papel de cuidar, sendo que na maioria das vezes, ele não recebe capacitação ou orientação de como realizar as atividades que englobam o cuidar. A medida que o tempo passa o indivíduo cresce, ganha peso e ainda há o surgimento de contraturas e deformidades que dificultam ainda mais o cuidado, além disso, quando o cuidador realiza os manuseios de forma errada, ele tende a ficar exposto a variadas lesões de diferentes intensidades. Na literatura existe uma escassez de material de orientação, que possa ser utilizado para consulta pelos cuidadores informais. O objetivo deste estudo foi elaborar um manual contendo uma série de manuseios através de ilustrações, e orientações por meio de como o cuidador deve manusear e posicionar o indivíduo adulto com deficiência física. Método: Para a elaboração do manual, foi realizado um levantamento bibliográfico através das plataformas: Google Acadêmico, Scielo, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) no período de 1994 a 2020 sobre os posicionamento de indivíduos adultos com deficiência motora e das dificuldades encontradas pelos pais no manuseio, usando as palavras chaves: deficiência motora, posicionamento, fisioterapia em deficientes, pais cuidadores. Resultados: O manual é destinado ao cuidador e contém os tópicos: orientações sobre os posicionamentos correto do indivíduo no leito e na cadeira de rodas; postura adequada do cuidador durante os manuseios; etapas que devem ser seguidas para realização das transferências (do deitado para o sentado, do sentado para o em pé, em pé para a cadeira de rodas, colocar e retirar do carro, subir e descer rampas com a cadeira de rodas); e de exercícios para o cuidador. Conclusão: O material possui uma linguagem simples de fácil compreensão, que servirá para complementar as orientações dos profissionais de saúde, esclarecer dúvidas e de material informativo para os cuidadores que não receberam orientação, pois a realização adequada dos posicionamentos e manuseio, além da manutenção da postura correta ocasiona a redução do risco de lesão e sobrecarga dos cuidadores.

Biografia do Autor

Gabi Tsuruda Libano, Centro Universitário UniBrasil
Fisioterapia

Referências

BARROS, Alina Lúcia Oliveira et al. Sobrecarga dos cuidadores de crianças e adolescentes com Síndrome de Down. Ciência & Saúde Coletiva, v. 22, p. 3625-3634, 2017.
GIVEN, Barbara; SHERWOOD, Paula R.; GIVEN, Charles W. What knowledge and skills do caregivers need? v. 108, 2008.
ALVES, Alana C.; JUNIOR, Clóvis A. B.; AVANTI, Elis A. F. O processo de cuidar de crianças com necessidades especiais desenvolvidas por familiares: tendências para atuação da enfermagem. LINS - SP, 2015.
Publicado
2021-06-10
Seção
Fisioterapia