MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO: PROCESSOS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

  • Ana Flávia Rupprecht Centro Universitário Autônomo do Brasil - UNIBRASIL
Palavras-chave: Diretrizes, Métodos, Alfabetização, Letramento

Resumo

O presente artigo aborda a realidade da alfabetização e letramento no Brasil, bem como o conceito de cada um deles e a sua importância na aquisição da leitura e da escrita, tecnologia essa essencial para efetiva participação social.

Para isso é necessário compreender a complexidade de cada um desses processos, passando pelos níveis de escrita alfabética (Ferreiro e Teberosky, ANO), os níveis de analfabetismo no país e um breve resumo sobre a história da alfabetização do Brasil. Observando o histórico de fracasso da alfabetização do Brasil, cada dia mais evidente, foram analisadas as diversas diretrizes e políticas públicas que visam a melhoria destes resultados, discutindo também os métodos de alfabetização, sejam eles analíticos ou sintéticos, que não garantem um pleno sucesso na alfabetização de crianças, de escola pública ou privada, por si só -  apesar de vermos no país a conhecida guerra dos métodos que divide a classe educadora. Neste cenário, é imperativo discutir-se os processos de alfabetização e letramento e o papel protagonista do professor que deve, por meio da observação das necessidades de seus estudantes, buscar métodos e atividades de acordo com suas necessidades. Objetiva-se então conceituar alfabetização e letramento segundo Magda Soares (2003, 2012, 2016) e Arthur Gomes de Morais (2012), analisar as diretrizes e políticas públicas que regem a alfabetização, descrever os diferentes métodos de alfabetização consolidados na educação brasileira e analisar por meio de um levantamento bibliográfico de Estado da Arte (desde 2019), artigos científicos que apresentaram de alguma forma os métodos de alfabetização no Brasil.

Publicado
2021-06-11
Seção
Pedagogia