A TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

  • Maria Alice Sá E Silva Unibrasil
Palavras-chave: transição; Educação Infantil; Ensino Fundamental.

Resumo

O presente trabalho levanta discussão a respeito da transição dos alunos da Educação Infantil para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A primeira infância é um período sensível em que ocorrem uma série de desenvolvimentos essenciais para a formação da criança e, para suprir as necessidades desta etapa, existe a Educação Infantil, que é um direito da criança e a primeira etapa da educação básica. A BNCC (2018) coloca o brincar como centro desta experiência, pois ao brincar, a criança assume o papel de protagonista em seu desenvolvimento, mantendo contato com os campos de experiência descritos no documento. Já o Ensino Fundamental – Anos Iniciais é a segunda etapa da Educação Básica e está organizado por áreas do conhecimento, onde o professor deverá considerar as experiências e vivências da Educação Infantil, apesar de o currículo nem sempre permitir essa consideração. O tema foi escolhido a partir de observações das mudanças de comportamento das crianças ao sair de um ambiente em que estão acostumadas para outro totalmente desconhecido – os Anos Iniciais. Corsaro, (2011) estuda sobre A Sociologia da Infância e apresenta o termo cultura de pares, que pode ser simplificado  como parte da Educação Infantil, que se constrói na vivência diária por longas horas e numa mesma rotina, e essa cultura muitas vezes acaba sofrendo uma grande ruptura na transição ao Ensino Fundamental. A BNCC, que é norteadora para o Projeto Pedagógico, apresenta a organização das fases escolares e assegura a continuidade e a interação da ação para o conhecimento, mas como garantir essa continuidade se o há mudanças significativas em todas as áreas de vivência das crianças? Assim, a saída da criança da Educação Infantil e a entrada da criança no Ensino Fundamental deve ocorrer de maneira acolhedora mesmo com as mudanças. Apesar de os documentos norteadores assegurarem formas de se efetivar saudavelmente esta etapa de transição, existem ainda muitos desafios a serem vencidos. Sendo assim, o objetivo da pesquisa é identificar as principais dificuldades enfrentadas pelas crianças nesse período de transição de acordo com a visão dos professores e analisar se o professor está preparado para receber o aluno no primeiro ano, com as suas expectativas, inspirando novas práticas e comportamentos para melhorias contínuas neste processo de transição. Como metodologia a opção escolhida foi de estudo descritivo-exploratório, por meio de questionário on-line dirigido que será aplicado a professores regentes do primeiro ano de escolas de Curitiba. Tal questionário está em andamento e seu resultado será analisado para serem feitas as considerações finais.

Publicado
2021-11-19
Seção
Pedagogia

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