COMPETÊNCIAS PARA A FORMAÇÃO DA LIDERANÇA EM ENFERMAEM NO CENÁRIO NACIONAL E INTERNACIONAL NOS ÚLTIMOS 6 ANOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

  • Pamela Alves Nascimento UniBrasil-Centro Universitário
  • Cristiano Caveião UniBrasil-Centro Universitário
  • Angelita Visentin UniBrasil-Centro Universitário.
Palavras-chave: Leadership, Nursing, Professional Competence, Education Nursing.

Resumo

Competência é a combinação de conhecimentos, habilidades e atitudes. A liderança é definida como a arte de influenciar pessoas a cumprir uma determinada tarefa e alcançar um objetivo em comum. Um dos atributos importantes dos líderes eficientes refere-se à inteligência, pois lidam com suas próprias emoções e com as de outras pessoas garantindo aos enfermeiros o desenvolvimento de competências de liderança em sua formação. O estudo tem como objetivo: identificar as competências necessárias para a formação da Liderança em Enfermagem no Cenário Nacional e Internacional nos últimos 6 anos. Tratou-se de uma revisão integrativa da literatura realizada na base de dados do Portal Regional da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS- BIREME). Os critérios de inclusão foram as publicações de artigos com resumo disponível para acesso livre, no período de janeiro de 2010 a abril de 2016, nos idiomas inglês, português e espanhol. Foram pré-selecionados 334 artigos, e após aplicado critério de inclusão restaram 10 artigos. Elaborou-se um instrumento próprio para a obtenção dos seguintes dados: periódico, qualis, ano, região de publicação, quantidade de autores, titulação do autor principal, título do artigo, objetivo, tipo de pesquisa, síntese do artigo. Os estudos foram divididos em três categorias sendo elas: o perfil do enfermeiro recém graduado, competências para o alcance da liderança, instrumentos para auxiliar na avaliação da liderança. Ao analisar os artigos, o perfil do enfermeiro recém graduado apresenta-se pouco preparado para o mercado de trabalho. Contudo, para que o enfermeiro possa estar preparado para liderar o sistema de saúde é necessário e essencial que este submeta-se a uma especialização. As competências descritas para a formação da liderança estão associadas com a duração da experiência profissional, do que aos níveis encontrados na educação, especialmente em papéis de liderança. Ainda poderá influenciar fortemente no processo de trabalho e tomadas de decisões. O coach, instrumento elaborado e utilizado pelos enfermeiros como ferramenta gerencial e auxiliar na avaliação de Liderança. Evidenciaram integração de novos conhecimentos, ao reconhecer ser líder de coach, e identificaram algumas habilidades preponderantes do líder. Concluiu-se que o estudante de Enfermagem requer o desenvolvimento da liderança durante o processo de formação para que possa estar preparado para a atuação profissional no mundo do trabalho.

Biografia do Autor

Pamela Alves Nascimento, UniBrasil-Centro Universitário
Bolsista do Programa Institucional de Iniciação Científica - PROINC do UniBrasil Centro Universitário
Cristiano Caveião, UniBrasil-Centro Universitário
Enfermeiro. Mestre em Biotecnologia. Doutorando em Enfermagem. Professor Orientador do Programa Institucional de Iniciação Científica - PROINC do UniBrasil Centro Universitário.
Angelita Visentin, UniBrasil-Centro Universitário.
Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutoranda em Enfermagem. Professora Orientadora do Programa Institucional de Iniciação Científica - PROINC do UniBrasil Centro Universitário.
Publicado
2016-11-07
Seção
Enfermagem