O GRUPO ESCOLAR XAVIER DA SILVA E O ENSINO PRIMÁRIO NA CAPITAL PARANAENSE NO INÍCIO DO SÉCULO XX.

  • Fernanda MULINARI Centro Universitário Autônomo Unibrasil
  • Fátima Branco Godinho de CASTRO Centro Universitário Autônomo Unibrasil
Palavras-chave: grupos escolares, edifícios escolares, instrução pública

Resumo

O GRUPO ESCOLAR XAVIER DA SILVA E O ENSINO PRIMÁRIO NA CAPITAL PARANAENSE NO INÍCIO DO SÉCULO XX

Resumo

O texto pretende analisar o processo de implantação do ensino primário na capital paranaense no início do século XX, notadamente o período de implantação do Grupo Escolar Xavier da Silva. Realizaremos as reflexões acerca da organização da Instrução Pública com vistas a apontar as influências do regime republicano no ensino primário na capital paranaense. Assim como, identificar as razões de criação dos grupos escolares na Primeira República. Em 19 de Dezembro de 1903 foi inaugurado o primeiro Grupo Escolar do Paraná denominado de Grupo Escolar Dr. Xavier da Silva, projetado pelo engenheiro civil Cândido Ferreira de Abreu, em homenagem ao governador Francisco Xavier da Silva. O prédio foi construído em duas alas, contendo três salas de aula em cada uma delas e uma quadra coberta em ambas as alas. Sua principal característica foi a presença de uma arquitetura diferenciada, bem como o grupo abrigava meninas e meninos em alas separadas. Haviam duas saídas, a porta dos meninos dava em direção a uma rua e a porta de saída das meninas era direcionada para a outra rua, assim não havendo encontro de meninas e meninos dentro do grupo escolar. A sala da Direção só foi construída em 1913 quando ocorreu a divisão do vestíbulo, sendo esse localizado na área central do prédio escolar. Os banheiros ficavam situados fora do corpo predial. A construção do grupo escolar foi importante para promover a reunião em apenas um prédio das escolas isoladas. Ocorria a preocupação na formação de um novo cidadão durante a implantação do Regime Republicano, preparando-o para a formação moral e o desenvolvimento físico. Nesse sentido, foi implantado o serviço de inspeção médica dentro dos grupos escolares. Desta forma, dá-se o início das atividades cívicas nas escolas, sendo obrigatório cantar o Hino Nacional, do Estado e da capital durante o período em que estivesse na escola. Os Relatórios daquele período elaborados por Secretários e Diretores da Instrução Pública transparecem essa preocupação. Outro objetivo primordial para a construção dos grupos escolares no início do século XX decorre também  pela demanda de imigrantes que estavam buscando a capital e outras regiões do estado. A Reforma da Instrução Pública dos anos de 1920 a 1928 trouxe a capital paranaense nas demais cidades do Estado considerável aumento de escolas e um novo processo de reformulação pedagógica baseado nas escolas paulistas e suas experiências. As escolas graduadas, como eram chamados os grupos escolares, promoveram a divisão do trabalho, a hierarquização no interior dos grupos escolares com a criação da figura do Diretor, a seriação dos conteúdos e a graduação dos alunos por séries.

 

 

Palavras-chave: grupos escolares; edifícios escolares; ensino primário.

 

Publicado
2016-11-08
Seção
Pedagogia