as contribuções dos jogos matemáticos na educação infantil

  • Suellen CRUZ CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIBRASIL
  • Renata Lima Lúdovico
Palavras-chave: Jogos matemáticos, Educação infantil, aprendizagem, lúdico.

Resumo

 

Na Educação Infantil o presente trabalho está relacionado às contribuições dos jogos matemáticos na Educação infantil de crianças de 4 a 5 anos de idade, na qual os jogos explorados em sala merecem um aspecto especial destacando a utilização desses jogos com o embasamento teórico dos autores pesquisados e abordados nessa pesquisa cientifica. Entende-se que os jogos favorecem o ensino da aprendizagem e têm um papel importante no processo de desenvolvimento das crianças, quando propostos com objetivos e critérios pedagógicos, para que assim favoreçam resultados concretos. O problema pesquisado foi investigar: como as crianças de 4 e 5 anos constroem conhecimentos matemáticos partindo de jogos e brincadeiras? Como objetivo geral analisou-se a utilização desses jogos por meio da brincadeira e do lúdico possibilitando a ampliação do pensamento lógico matemático. Na revisão bibliográfica constatou-se por base dos teóricos pesquisados na área educacional que os jogos constituem um apoio metodológico importante, pois através deles as crianças podem criar pesquisar, “brincar” e “jogar” com a matemática. Com o uso de jogos explorados em sala é possível fundamentar, de forma significativa, á formação e aquisição de novas ideias ou conhecimentos matemáticos. Quanto à metodologia realizou-se uma pesquisa de campo (estudo de caso), na qual foram aplicados 7 a 10 perguntas com um questionário para os professores responderem como os jogos são explorados em sala de aula, quais os jogos que são usados em sala de aula, e uma maneira lúdica e eficaz para melhorar e aprimorar esse ensino em sala, desenvolvendo a concentração, raciocínio lógico, e outras habilidades como contagem, respeito às regras, organização para melhor ser o aproveitamento para as crianças. Ou seja, desse modo à aprendizagem, passa a interferir na vida da criança principalmente na área da Educação Infantil que deve ter como prioridade o conhecimento das crianças frente a situações significativas de aprendizagem, e que os jogos e brincadeiras devem estar sempre presentes, auxiliando na formação dos conceitos, proporcionando aquisição de habilidades da criança de educação infantil.

 

Palavras-chaves: Jogos matemáticos; Educação infantil; aprendizagem; lúdico.

 

Biografia do Autor

Suellen CRUZ, CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIBRASIL
Estudante de Pedagogia
Publicado
2016-11-08
Seção
Pedagogia