A DIFERENÇA MOTIVACIONAL DE ALUNOS DOS 14 AOS 15 ANOS ENTRE ESCOLAS DE FUTEBOL PÚBLICA E PRIVADA

  • Josnei Zagonel Centro Universitário Autônomo do Brasil-Unibrasil
  • Diogo Gomes Centro Universitário Autônomo do Brasil-Unibrasil
  • Mauricio Delattre Centro Universitário Autônomo do Brasil-Unibrasil
Palavras-chave: futebol, motivação, pais.

Resumo

RESUMO

O esporte é realizado através de diversos tipos de modalidades tendo sua prática evoluída e aumentada no século xx, podendo atuar de forma competitiva, participativa e educacional, desenvolvendo em seus praticantes o conhecimento corporal, social e afetivo. Com isto é comum que jovens comecem a pratica desde cedo influenciados por pais, amigos, mídia e pela forte cultura brasileira que acabam optando para a pratica do futebol, sendo o esporte mais praticado do mundo e que tem o maior interesse da população brasileira. A pesquisa tem como finalidade apresentar a importância da relação motivacional do jovem em praticar o futebol sabendo que este esporte afeta culturalmente e financeiramente nosso país ficando claro a magnitude de se conhecer os motivos por quais ele a pratica, ajudando assim os profissionais da área a conhecer e respeitar as diferentes opiniões entre os praticantes. Sendo assim, o objetivo do estudo é identificar os fatores que levam os alunos a se matricularem em escolas de futebol públicas e privadas, procurando saber se as motivações da pratica são iguais ou se divergem entre as escolas. A amostra será composta por 100 crianças do sexo masculino, sendo 50 participantes de escolas públicas e os outros 50 integrantes de escolas privadas na faixa etária dos 14 aos 15 anos que praticam futebol nas escolinhas dos bairros da região metropolitana de São José dos Pinhais. A pesquisa será de abordagem quantitativa, onde os alunos deverão responder o questionário adaptado de Gaya e Cardoso (1988) de perguntas fechadas com a intenção de analisar os seguintes fatores: competência desportiva, amizade/lazer e saúde. Os resultados e conclusão estão em andamento.

Biografia do Autor

Josnei Zagonel, Centro Universitário Autônomo do Brasil-Unibrasil
Acadêmico do curso de Educação Física-Bacharelado
Publicado
2016-11-07
Seção
Educação Física