A UTILIZAÇÃO DAS ATIVIDADES FÍSICAS DE AVENTURA NA NATUREZA NA ESCOLA
Aimée Karoline Boetcher
Centro Universitário Autônomo do Brasil - UniBrasil
Camile Silva
Centro Universitário Autônomo do Brasil - UniBrasil
Palavras-chave:
Educação Física, Cultura Corporal, AFAN.
Resumo
Resumo: Partindo da ideia de que apenas os esportes tradicionais ou ginásticas são os conteúdos principais, ao passar do tempo, percebeu-se que os conteúdos da educação física escolar são mais abrangentes, surgindo então, o termo cultura corporal, que fez com que o profissional tivesse uma possibilidade maior de conteúdos. A cultura corporal é denominada para designar o amplo e riquíssimo campo de cultura que abrange a produção de práticas expressivo-comunicativas, essencialmente subjetivas que, como tal, externalizam-se pela expressão corporal. (ESCOBAR, 1995). Desta forma, percebemos que um dos grandes conteúdos que vem sendo trabalhado e inclusive foi inserido na legislação, são as atividades alternativas (AFAN’s). Objetivos: Verificar nas aulas de educação física, como o professor utiliza as Atividades Físicas de Aventura da Natureza; Identificar as atividades desenvolvidas pelo professor relacionadas as AFAN’s; Verificar o conhecimento dos professores em relação as AFAN’s; Diagnosticar o conhecimento dos professores sobre os documentos que envolvem as AFAN’s. Metodologia: Este estudo utiliza uma pesquisa descritiva e de campo, e como técnica, utilizou-se um questionário. Resultados: Esta pesquisa ainda está em desenvolvimento e ainda não possui resultados.