RELAÇÕES EM TRÂNSITO NO FILME O CAMINHO DAS NUVENS (VICENTE AMORIM; 2003)

  • Aline Aparecida de Souza Vaz PPGCOM UTP - Grupo de Pesquisa Desdobramentos Simbólicos do Espaço Urbano em Narrativas Audiovisuais

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar as imagens fílmicas que narram relações em trânsito: o movimento que constitui espaços do habitar e as paisagens que acarretam no conceito de deslugar, questionando as experiências que emergem da correlação das personagens com o espaço fílmico. Para tal finalidade busca-se realizar uma análise fílmica de O Caminho das Nuvens (Vicente Amorim, 2003), chamando à pesquisa os filmes Além da Estrada (Charly Braun, 2010), O Céu de Suely (Karim Aïnouz, 2006) e Terra Estrangeira (Walter Salles; Daniela Thomas, 1996) – narrativas que também trazem para a tela do cinema a temática do deslocamento e de alguma maneira dialogam ou se contrapõem às imagens do filme de Vicente Amorim. Pressupõe-se que os deslocamentos podem transformar as paisagens em espaços afetivos ou constituir redes de conflitos, podendo inquietar as personagens, ao passo em que as paisagens podem não criar afetos, nem laços, mas apenas a vontade de partir ao encontro de uma acomodação almejada.

Palavras-chave: Cinema; Deslocamentos; Paisagens; Espaço; Experiências.

Biografia do Autor

Aline Aparecida de Souza Vaz, PPGCOM UTP - Grupo de Pesquisa Desdobramentos Simbólicos do Espaço Urbano em Narrativas Audiovisuais
Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Tuiuti do Paraná (FCSA-UTP). Especialista em Cinema. Graduada em Letras - Português/Inglês. Pertence aos GPs GRUDES - Desdobramentos Simbólicos do Espaço Urbano em Narrativas Audiovisuais (PPGCOM - UTP) e Cinecriare - Cinema: Criação e Reflexão (UNESPAR - FAP).
Publicado
2016-11-08