AS BARREIRAS E FACILITADORES NA ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DA DNAÇA NO CONTRA TURNO ESCOLAR NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA REGIÃO NORTE DE CURITIBA-PR

  • Brunno Eugenio Pereira Centro Universitário Autônomo do Brasil - UniBrasil
Palavras-chave: Educação Física Escolar, Dança, Atividades Extracurriculares

Resumo

A escola possui um papel muito importante na formação humana e física do aluno, com as aulas de Educação Física, a criança amplia seus conhecimentos motores experimentando novas formas de brincar, jogas e respeitar as diferenças. As aulas de dança auxiliam de forma prática no desenvolvimento do ritmo, lateralidade, flexibilidade e coordenação, além de promover um conhecimento amplo da cultura mundial, nacional ou local. Visto a importância dessa disciplina no currículo escolar, acreditamos que todas as escolas deveriam possuir a dança na sua grade curricular na Educação Física, atrelada aos movimentos de acordo com a fase motora, transmitindo o conhecimento lúdico e as valências necessárias. Acreditamos ainda que uma pesquisa direcionada sobre a importância da dança, atrelada à prática, será de grande utilidade para mapear o perfil das escolas que trabalham com ou sem influência da dança na sua grade curricular.

Este estudo terá como objetivo analisar a dança aplicada no contra turno escolar na visão dos professores da rede pública de ensino, procurando delinear como o conteúdo, método e estrutura são abordados nesses ambientes. Será realizada uma análise documental através de questionários com questões fechadas e abertas, a fim de coletar o maior número de relatos práticos desses professores. Os dados serão analisados a partir de problemáticas, visando mapear o perfil dos profissionais, seus alunos e a estrutura das escolas em questão. Após a coleta de dados, pretende-se realizar gráficos através dos relatos dos professores, para saber qual é o perfil atual desses professores da rede pública de ensino, qual a metodologia usada o interesse dos alunos pela modalidade.

Esta pesquisa será de caráter descritivo e quantitativo pretende-se traduzir em números e gráficos todas as informações coletadas para classificá-las e analisá-las. Os instrumentos utilizados serão: (1) revisão de literatura sobre o assunto, (2) mapeamento das escolas públicas que trabalham com dança no contra turno, (3) aplicação de um questionário para os professores atuantes, (4) análise por meio dos registros entregues. Esta pesquisa encontra-se em fase de construção, portanto, ainda não há resultados e conclusões.

Publicado
2016-11-07
Seção
Educação Física