JOGOS MATEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM CRIANÇAS DE 4 A 5 ANOS.

  • Dalva Aparecida da Silva Centro Universitário - Unibrasil
  • Renata Lima Ludovico Centro Universitário - Unibrasil
Palavras-chave: Educação Infantil. Jogos Matemáticos. Matemática. Ensino. Aprendizagem.

Resumo

O objetivo do trabalho é abordar esse assunto visando compreender melhor como deve acontecer a utilização dos jogos como recurso primordial para o aprendizado. Para melhor compreensão sobre o tema será abordado também, a história da Educação Infantil, as características da criança dessa faixa etária, além de fazer um breve resgate histórico sobre o ensino da Matemática, numa perspectiva de compreender suas tendências pedagógicas e a questão relativa ao processo de ensino e aprendizagem. O intuito da pesquisa é aprimorar os conhecimentos a respeito dessa temática tão importante na escolarização em geral e de forma especial na fase da Educação Infantil, na qual as atividades propostas devem ser desenvolvidas de forma lúdica, pelo fato de existir uma ligação muito forte entre o brincar e as práticas pedagógicas que envolvem o cotidiano em sala de aula. A criança tem todo um potencial a ser aproveitado em favor de sua aprendizagem. Sendo assim, cabe aos educadores, explorar todas as possibilidades em prol do desenvolvimento integral da criança. No processo educacional, não basta acontecer somente a aprendizagem, mas relacionado a ela, o ensino deve ser cuidadosamente proposto, pois ambos se completam. Ao tratar desse assunto é indispensável que se esclareça de que forma os jogos matemáticos podem contribuir para a aprendizagem das crianças na Educação Infantil?  Pela pesquisa justifica-se que a intenção é aprofundar os conhecimentos e refletir sobre a importância da utilização dos jogos na Educação Infantil, no processo do ensino e aprendizagem, devido ao fato da criança estar imersa, nesse universo da ludicidade, desde o seu nascimento. Dessa forma, os jogos são considerados elementos indispensáveis para seu pleno desenvolvimento físico, intelectual, social e cognitivo. A metodologia da pesquisa constitui-se na busca em bases de dados como:  livros, sites, dissertações, leis, entre outros materiais, nos quais vários autores abordam o assunto, entre eles destacam-se: Kishimoto, Andrade, Cartaxo, Smole, Muniz, Carvalho e Bairral. Nas considerações finais será enfatizado o resultado a que se pretende alcançar evidenciando o desafio de trabalhar com os jogos de forma lúdica, com vistas ao sucesso do ensino e aprendizagem da Matemática na Educação Infantil. Isso acontecerá mediante as leituras e os suportes relativos à pesquisa, para fundamentar a mesma. Baseando-se na pesquisa bibliográfica, serão feitos levantamentos de dados por meio de entrevistas e observação em campo em algumas unidades de Educação Infantil.

 

Palavras-chave: Educação Infantil. Jogos Matemáticos. Matemática. Ensino.                                     Aprendizagem.

Publicado
2018-02-27