OS REFLEXOS POSITIVOS DA INCLUSÃO DE UM ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN INSERIDO HÁ MAIS DE DOIS ANOS EM UMA ESCOLA REGULAR PRIVADA NOS ANOS INICIAIS

  • Janaina Martins UNIBRASIL
  • Marilize Santos UNIBRASIL
Palavras-chave: Síndrome de Down, Diagnóstico Precoce, Aprendizagem Cognitiva, Inclusão, Socialização.

Resumo

A pesquisa tem como objetivo, falar sobre a Síndrome de Down, compreender e demonstrar os reflexos da inclusão de um aluno, em seu aspecto social, cognitivo, motor, desenvolvimento e ingresso na escola regular de ensino. Busca-se colaborar para a melhoria da qualidade da educação de todos os alunos por meio de uma inclusão efetiva, onde garante-se e propicia-se à essas crianças, tornarem-se adultos autônomos e emancipados. Observa-se por meio de diversos autores, o quanto o meio em que está criança está inserida, e os estímulos a ela oferecidos são relevantes para que seu desenvolvimento ocorra de uma forma natural e satisfatória. A Síndrome de Down pode ser diagnosticada ainda no útero da mãe, com exame de transluscência nucal, e desde esse momento a orientação aos pais deve começar para que a criança tenha o atendimento específico necessário. Pais que mais rapidamente aceitam as condições de seus filhos, e tem acesso e informações sobre a síndrome, compreendem  suas limitações e os possíveis avanços que seu filho poderá ter, estão colaborando e podem contribuir mais eficazmente para que ele tenha as melhores oportunidades. Através dessa pesquisa, espera-se corroborar para que família, escola e sociedade revejam seus conceitos acerca de pessoas com Síndrome de Down, quebrando barreiras que impedem esses sujeitos de se relacionarem com o mundo enquanto um ser ativo, interativo e com potencialidades, demonstrando o quanto consciência por parte dos envolvidos nesse processo é de suma relevância.

Biografia do Autor

Janaina Martins, UNIBRASIL
Estudante 7 períodode Pedagogia
Marilize Santos, UNIBRASIL
Estudante 7 período Pedagogia
Publicado
2018-02-27