Efeitos da natação no desenvolvimento motor de crianças com paralisia cerebral espástica hemiplegia dupla - estudo de caso

  • Jéssica Jenifer Santos Baze UNIBRASIL
  • Diego Wilson Reis UNIBRASIL
  • Eliana Patricia Pereira
Palavras-chave: Paralisia Cerebral, Natação, Avaliação motora

Resumo

A Paralisia Cerebral (PC) é consequência de um trauma cerebral ocorrido antes, durante ou nos primeiros meses de vida, com variações no grau de comprometimento motor conforme o nível e local neurológico. No córtex motor, o indivíduo tem a musculatura mais rígida ou hipertônica, que marcam um comprometimento nos movimentos e na postura e atividades no ambiente terrestre, já no ambiente aquático, proporcionam movimentos facilitados pela ação das propriedades físicas da água atuando sobre o corpo em imersão, como a pressão hidrostática favorecendo o relaxamento da musculatura. Essas oportunidades para o movimento e a exploração do ambiente oferecido facilitam seu aprendizado e desenvolvimento motor. A escassez de estudos para esse público foi o principal motivo para a realização dessa pesquisa, o objetivo desta pesquisa é, portanto, comparar o desenvolvimento motor inicial de um praticante com diagnostico de Paralisia Cerebral antes e após a prática da atividade aquática em um projeto de extensão universitária da cidade de Curitiba- PR. Metodologia: Estudo de natureza quali-quantitativa de caráter descritivo estudo de caso, realizado com uma criança de 10 anos do sexo masculino com PC espástica hemiplegia dupla, será realizado um pré-teste para classificar em qual grau a criança se encontra GMFCS - E & R (Sistema de Classificação de Função Motor Gross - Expandido e Revisto, após o pré-teste realizado, será aplicado o teste (GMFM-66) Medida da Função Motora Grossa é um instrumento de observação padronizado, elaborado e validado para medir mudança na função motora grossa de crianças com PC. O tratamento de dados será feito atrás da pontuação fornecida pelo próprio teste, serão somadas e calculadas as pontuações brutas e percentuais para fazer a comparação inicial e após as práticas e por fim colocar os valores encontrados em gráficos, o sistema de pontuação é de zero a três pontos para cada item no GMFM-66. O estudo iniciará na segunda semana de setembro de 2017, com a realização dos testes, as atividades serão realizadas todas as segundas-feiras e quartas-feiras com duração de 35 minutos de aula, com duração de seis meses, ao final desse período serão feito o teste novamente para comparar os resultados. Como critério de inclusão, o pesquisado terá obrigatoriamente o diagnóstico de Paralisia Cerebral, espástica, idade entre 08 e 10 anos, não estar frequentando aulas de natação em outro lugar, participar de 2 aulas por semana durante 6 meses no Projeto. Como critério de exclusão, o pesquisado não participar das aulas de natação coma frequência estabelecida anteriormente, ou por vontade própria não mais quiser fazer parte da pesquisa. Os estudos estão em andamento com tudo ainda não obtivemos os resultados.

 

 

Publicado
2018-02-20
Seção
Educação Física

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>