PERCEPÇÃO SUBJETIVA DE DESCONFORTO APÓS O EXERCÍCIO REMADA COM CARGA LEVE E COM CARGA PESADA

  • Thamires Alana Sauerbier Centro Universitário Unibrasil

Resumo

Para se produzir aumentos na massa muscular, os exercícios resistidos devem ser realizados com uma intensidade próxima ou equivalente à capacidade máxima relativa. À medida em que a intensidade do exercício aumenta, aumentam-se também a percepção de esforço e a percepção de desconforto do executante. Entretanto, um estudo recente demonstrou que, quando cargas diferentes (ex.: leve versus pesada) são usadas na cadeira extensora, as percepções de esforço e desconforto não são equivalentes. Os resultados daquele estudo sugerem que o esforço e o desconforto sejam reportados com escalas independentes. Por esta razão, a percepção de “desconforto” foi definida como a integração das sensações desagradáveis causadas pelo exercício, ao passo que a percepção de “esforço” foi definida como a magnitude de energia mental ou física investida no exercício. Não são conhecidos estudos que tenham investigado o desconforto com cargas leves e pesadas na remada. Portanto, o presente estudo tem como objetivo comparar a percepção subjetiva de desconforto após o exercício remada com carga leve e com carga pesada. Cada voluntário realizará três séries do exercício remada na máquina em dois dias não consecutivos, sendo um dia pesado (80% de 1RM) e outro dia leve (50% de 1RM), ambos até a falha concêntrica. Imediatamente após o término da última série, uma escala de percepção de esforço (de 1 a 10) e outra de desconforto (de 1 a 10) serão mostradas aos participantes para que reportem suas percepções. Os resultados preliminares apresentam uma tendência para um maior grau de desconforto quando a remada foi realizada com carga leve, em comparação ao desconforto reportado na remada com carga pesada. Os achados deste estudo podem ajudar na seleção de métodos de treinamento mais adequados à tolerância de cada aluno ao desconforto.

Publicado
2018-02-20
Seção
Educação Física

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)