GESTÃO DEMOCRÁTICA: A FUNÇÃO DO DIRETOR NA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DO MUNICIPIO DE CURITIBA

  • Lais Müller Centro Universitário UniBrasil
Palavras-chave: gestão democrática, escola pública, educação, diretor.

Resumo

O presente trabalho de conclusão de curso tem o intuito de buscar maiores esclarecimentos sobre a gestão democrática escolar, tendo como ponto de partida um breve histórico e o levantamento das alterações que vem passando nas últimas décadas do século XX, início do século XXI no Brasil e no estado do Paraná. O objetivo geral é analisar a função do diretor na gestão democrática da escola pública estadual do município de Curitiba/PR, através de pesquisa embasadas nos teóricos das correntes histórico-critica como autores de referencial Vitor Henrique Paro, Dalila Andrade Oliveira e Ilma Alencastro Veiga, por tratar de um assunto que busca caminhos que eleve a criticidade e as novas descobertas históricas da qualidade da educação. A Gestão Democrática tem como princípio o fortalecimento do sistema educacional e a busca de novas ferramentas e discussões para transformar em realidade a efetiva participação da comunidade no processo de ensino e aprendizagem do educando. A gestão democrática na escola pública começou a ser presente na educação brasileira após o fim da ditadura militar quando foi incorporada na Constituição Brasileira de 1988, porém é vista como uma utopia, visão que segundo as pesquisas no formato exploratória e qualitativa apresentadas neste trabalho de conclusão do curso de pedagogia irá nos mostrar se ao decorrer dos anos, está tornando ou não cada dia um sonho mais próximo da realidade do nosso país.
Publicado
2019-08-20
Seção
Pedagogia