QUAL A INFLUÊNCIA DO BULLYING NA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO AMBIENTE ESCOLAR

  • Kaoane Pilar de Lima CENTRO UNIVERSITÁRIO AUTÔNOMO DO BRASIL.
  • Julio Cesar Melo Bento CENTRO UNIVERSITÁRIO AUTÔNOMO DO BRASIL.
  • Ana Leticia Ferreira de Azevedo CENTRO UNIVERSITÁRIO AUTÔNOMO DO BRASIL.
Palavras-chave: Bullying, Educação física, Escola, Escolar.

Resumo

Sabe-se que, a violência é um ato que não está presente apenas atualmente na nossa civilização e sim, fenômeno que vem ganhando força com o passar dos anos. Várias são as formas de violência encontradas, podendo ser fatores multifatoriais relacionadas à idade, peso ou condição social. Porém, a violência não trata-se apenas da agressão física propriamente dita, devemos enfocar também ao que vem sendo estudado como bullying, um termo em inglês que possui variações nas nomenclaturas, caracterizado como uma prática de violência velada ou não, que acontece normalmente entre os alunos em escola particular ou pública, de classe baixa, média ou alta. Estudos voltados para o assunto já vem sendo publicados internacionalmente e nacionalmente. Vários programas de prevenção e controle vem sendo criados em países como: Noruega, Inglaterra, Espanha, Portugal e Finlândia. Os primeiros estudos e literaturas no Brasil surgiram a partir de 2000, abrindo portas para a criação de programas realizados pela Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e à Adolescência (ABRAPIA). Com essa revisão bibliográfica procura-se realizar um levantamento literário que visa analisar estratégias e recursos que poderão ser aplicados para que os alunos não sofram com o bullying e se, caso ele ocorra, utilizar pesquisas científicas para que auxilie aos envolvidos uma melhor compreensão sobre a sua influência. Como objetivo geral busca-se mapear se há a prática do bullying no ambiente escolar, a partir de dados existentes em bibliografias a partir do ano de 2000 até 2017. Apresentando-se como pergunta problema: Qual a influência do bullying na prática da Educação Física no ambiente escolar? Como objetivos específicos traz-se importância da compreensão do bullying na escola, no seu surgimento e no seu contexto histórico, identificando de que maneira ele ocorre. A metodologia de pesquisa será qualitativa e descritiva, com uma revisão sistemática a partir de artigos científicos já existentes. Os procedimentos de coleta de dados serão: o período de realização dos estudos, se está inserido no contexto escolar, se essa prática ocorre nas aulas de Educação Física, se estão nas bases de dados no recorte temporal estabelecido, artigos originais completos e em português. A análise será realizada a partir de resultados encontrados no levantamento bibliográfico presente nos artigos científicos estudados para melhor compreensão do fenômeno. Esse estudo encontra-se em andamento, por isso não apresenta resultados.


Biografia do Autor

Kaoane Pilar de Lima, CENTRO UNIVERSITÁRIO AUTÔNOMO DO BRASIL.
Acadêmico do curso de Licenciatura em Educação física do Centro Universitário Autônomo do Brasil.
Julio Cesar Melo Bento, CENTRO UNIVERSITÁRIO AUTÔNOMO DO BRASIL.
Acadêmico do curso de Licenciatura em Educação física do Centro Universitário Autônomo do Brasil.
Ana Leticia Ferreira de Azevedo, CENTRO UNIVERSITÁRIO AUTÔNOMO DO BRASIL.
Docente do Centro Universitário Autônomo do Brasil.
Publicado
2019-08-21
Seção
Educação Física