OS BENEFÍCIOS DA EDUCAÇÃO PERSONALIZADA NA ALFABETIZAÇÃO.

  • Karoline Bispo Roxadelli Centro Universitário Unibrasil
  • Vitor Matheus Silva de Castro

Resumo

Diante do cenário atual da educação, em que se encontram altos índices de reprovação, evasão escolar e baixo rendimento acadêmico, as dificuldades de leitura e escrita, que remetem a lacunas de alfabetização, vem impactando não só os índices de qualidade da educação nacional, mas também a atuação cidadã na sociedade.

O objetivo desse trabalho é analisar como se dá o processo de alfabetização na perspectiva do modelo da Educação Personalizada, levantando quais seus benefícios e verificando se este modelo pode contribuir, não apenas para a melhora desses índices, mas também na formação integral do estudante.

A alfabetização é um processo importante, complexo e se torna indispensável no desenvolvimento cidadão. A partir dela o indivíduo é inserido não apenas no universo da leitura e da escrita, mas também inserido na sociedade, na medida em que adquire e domina a técnica e as habilidades necessárias para compreensão do meio em que vive, passando assim a usufruir de seus direitos, deveres e expressar-se e acordoo com suas necessidades.

Com base nos trabalhos de Soares (1998), Moraes (2006), pode-se afirmar que o processo de alfabetização não depende de apenas um método, mas sim de uma análise individual das necessidades dos estudantes, levando em consideração seus conhecimentos prévios e sua realidade social afetiva. Descrevem também a importância de propor, com urgência a necessidade de se discutir metodologias, invés de métodos de alfabetização e fazê-los de maneira ampla em determinado contexto.

O estudo dos autores vai de encontro com os pressupostos da educação personalizada que considera essencial a experiência social e a valorização de tais experiências, não só para a formação acadêmica, mas também cidadã e pessoal, com o foco do trabalho pedagógico voltado a contemplação da personalidade e características individuais de aprendizagem e convivência de cada indivíduo, de acordo com Hoz (1970).

Tais atributos deverão levar à adaptação de metodologias do professor para cada aluno em determinado contexto, não sendo necessária nenhuma intervenção física, mas sim metodológica, no sentido de propor atividades diversificadas a cada tipo de aprendizagem, conforme afirma Escobar (1996).

Visando verificar esta relação e como se dá o processo de alfabetização no modelo da Educação Personalizada, a pesquisa terá como embasamento, além do levantamento bibliográfico, a observação em campo da aplicação de tal modelo em uma escola de Curitiba. As experiências observadas serão descritas e analisadas para conferir, na prática, os resultados e benefícios desta abordagem.

Biografia do Autor

Karoline Bispo Roxadelli, Centro Universitário Unibrasil
Graduando do curso de Pedagogia do Centro Universitário Unibrasil
Publicado
2020-01-22
Seção
Pedagogia