EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA DE ENSINO

  • Vitoria Moro UNIBRASIL
  • Lorena Beatriz Francisco
  • Isadora Marques Forlepa
  • Letícia de Fátima dos Anjos
  • Raquel de Moraes Ribeiro
  • Karina Gomes Rodrigues
Palavras-chave: Pedagogia Social, Função do Pedagogo, Educação Não Formal.

Resumo

A evasão escolar é um dos temas que historicamente é sempre citado em debates e reflexões no âmbito da educação pública brasileira, e que ainda ocupa até os dias atuais, um grande espaço no cenário das políticas públicas e da educação em particular. A legislação brasileira determina a responsabilidade da família e do Estado no dever de orientar a criança em seu caminho educacional. Assim as discussões que são geradas sobre evasão escolar acabam tomado como debate principal o papel tanto da família quanto da escola em relação à vida escolar do educando. Mas o que se conclui é que, a educação não tem sido cumprida no que se refere ao alcance de todos os cidadãos, assim como no que se refere à conclusão de todos os níveis de escolaridade. Essa pesquisa tem por objetivo identificar algumas possíveis causas que fazem com que os alunos deixem de frequentar a escola. Muitos são os fatores que levam isso á acontecer. Existem varias discussões sobre como resolver, mais como as pesquisas apontam é muito difícil de conseguir uma solução, os números só aumentam, os alunos se distanciando e com isso sua educação deixa de ser aplicada prejudicando o seu desempenho, pois é através da educação que se prepara o indivíduo para exercer o seu cidadania e qualificação para o trabalho. A pesquisa realiza um estudo sobre o abandono escolar na última fase da educação básica, o ensino médio. Sendo uma questão que está longe de ser resolvida e os índices de abandono da escola têm aumentado a cada ano, bem como as altas taxas de reprovação que juntos caracterizam o fracasso escolar, alguns dos motivos apontados na pesquisa pelos quais os alunos não concluem o ensino médio são: escola distante de casa falta de transporte escolar, não ter adulto que leve até a escola, falta de interesse e ainda doenças/dificuldades dos alunos, ajudar os pais em casa ou no trabalho, necessidade de trabalhar, falta de interesse e proibição dos pais de ir à escola, são muitos os fatores que acarreta tal situação, os fatores internos; os motivos principais associados ao desenvolvimento psíquico do aluno, bem como os fatores externos de natureza socioeconômica. A pesquisa se classifica como qualitativa de caráter bibliográfico.

Publicado
2021-06-17
Seção
Pedagogia