O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DAS DISCIPLINAS DE FÍSICA E CÁLCULO NOS CURSOS DE ENGENHARIA: UMA ANÁLISE DO TEMA NAS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS NO PERÍODO DE 2008 - 2015

  • Cristhiane Anete NEIVERTH
  • Marina de Lurdes MACHADO
  • Fabio Alencar SCHNEIDER
Palavras-chave: ensino e aprendizagem na engenharia, formação básica, matemática, física

Resumo

Este trabalho descreve um estudo sobre os processos de ensino e aprendizagem das disciplinas de física e cálculo nos cursos de engenharia. Acredita-se que estas disciplinas são, em grande parte, responsáveis pela reprovação ou abandono nos períodos iniciais dos cursos de engenharia e, também, pela dificuldade nas disciplinas subsequentes que necessitam destes conhecimentos. Esta observação se aplica nas mais diversas faculdades, centros universitários e universidades brasileiras, inclusive no Centro Universitário UNIBRASIL. O objetivo deste trabalho foi encontrar os nexos entre o ensino e a aprendizagem dos conteúdos de cálculo e física, nos períodos iniciais dos cursos de engenharia e suas relações com a evasão e repetência dos acadêmicos nos dois primeiros anos dos cursos e, a partir daí compreender o papel dos eventos extraclasse na formação desses estudantes. Para isto toma-se como foco de pesquisa os artigos publicados no Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia – COBENGE e outros registros e publicações em geral que tratam do tema, no período de 2008 a 2015. A pesquisa realizada permite inferir que as dificuldades encontradas nos períodos iniciais nos cursos de engenharia podem estar relacionadas às dificuldades intrínsecas da adaptação do aluno ao ensino superior, decorrente das lacunas de formação de conceitos básicos do aluno em física e matemática ainda no ensino médio.
Publicado
2016-06-17

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