Grandes marcas e o imaginário social da velhice
Resumo
Este artigo trata da constituição da noção de velhice a partir do imaginário refletido nas campanhas publicitárias de grandes marcas, que associam a ideia de velhice ao estereótipo de sujeito solitário, fadado ao isolamento comunicacional e que deprecia o tempo livre para investir em novos projetos. À vista disso, foram selecionadas cinco campanhas publicitárias entre 2013 e 2018, a fim de registrar as práticas comunicacionais utilizadas pelo idoso para se conectar com o mundo e identificar empiricamente os aspectos vinculados ao estereótipo da velhice. Dito isto, a visada está em apresentar uma análise teórica conexa à constituição do imaginário social de velhice, alinhada aos conceitos de Beauvoir; Debert; Durand; Marcuse; Moragas; Novaes; Wiener, entre outros.
Referências
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Vídeos institucionais citados no artigo:
Ikea Industria de Móveis de baixo custo
https://www.youtube.com/watch?v=JwHm88VNgJo
Faculty of Creative Multimedia
https://www.youtube.com/watch?v=gNAPC6MltCE
Edeka Weihnachtsclip – Rede de Supermercados
https://www.youtube.com/watch?time_continue=103&v=V6-0kYhqoRo
Banco Itaú
https://www.youtube.com/watch?v=XQ8IEWO250E
O Boticário