Grandes marcas e o imaginário social da velhice

  • Álvaro Nunes Larangeira Universidade Tuiuti do Paraná
  • Jeaniel Carlos Magno

Resumo

Este artigo trata da constituição da noção de velhice a partir do imaginário refletido nas campanhas publicitárias de grandes marcas, que associam a ideia de velhice ao estereótipo de sujeito solitário, fadado ao isolamento comunicacional e que deprecia o tempo livre para investir em novos projetos. À vista disso, foram selecionadas cinco campanhas publicitárias entre 2013 e 2018, a fim de registrar as práticas comunicacionais utilizadas pelo idoso para se conectar com o mundo e identificar empiricamente os aspectos vinculados ao estereótipo da velhice. Dito isto, a visada está em apresentar uma análise teórica conexa à constituição do imaginário social de velhice, alinhada aos conceitos de Beauvoir; Debert; Durand; Marcuse; Moragas; Novaes; Wiener, entre outros.

Biografia do Autor

Álvaro Nunes Larangeira, Universidade Tuiuti do Paraná

Pós-doutor em Jornalismo e doutor em Comunicação Social. Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Líder do Grupo de Pesquisa JOR XXI (UTP/CNPq).

Referências

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WIENER, Norbert. Cibernética e sociedade: o uso humano de seres humanos. 2. ed. Trad. José Paulo Paes. São Paulo: Cultrix Editora, 1968.

Vídeos institucionais citados no artigo:

Ikea Industria de Móveis de baixo custo

https://www.youtube.com/watch?v=JwHm88VNgJo

Faculty of Creative Multimedia

https://www.youtube.com/watch?v=gNAPC6MltCE

Edeka Weihnachtsclip – Rede de Supermercados

https://www.youtube.com/watch?time_continue=103&v=V6-0kYhqoRo

Banco Itaú

https://www.youtube.com/watch?v=XQ8IEWO250E

O Boticário

https://www.youtube.com/watch?v=UZ3qOtiIodw

Publicado
2020-08-03