Assistente ChatGPT no jornalismo
implicações éticas e impactos na indústria jornalística
Resumo
O presente estudo apresenta um artigo produzido pelo Assistente ChatGPT, do laboratório de pesquisa de inteligência artificial estadunidense OpenAI. Para tanto, questionou-se: “é possível produzir um artigo por meio do Assistente ChatGPT?”. Para chegar à resposta deste questionamento, um autor humano gerou, em 30 minutos, a partir de comandos de busca no referido chatbot, uma pesquisa sobre as implicações éticas e impactos do ChatGPT na indústria jornalística. Destaca-se que apenas este resumo e os comandos de busca foram escritos por uma pessoa. As referências também sofreram algumas modificações, dado que o Assistente fornece o referenciamento no modelo American Psychological Association (APA) e os estudos brasileiros, em sua maioria, seguem a normalização segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O restante do texto foi gerado pelo chatbot e inserido, ipsis litteris, neste documento, sem edição humana. Elogios e críticas acerca da forma como o ChatGPT organizou as ideias e argumentos sobre o tema proposto ficam a critério de que lê. Aos leitores deste artigo, significativas leituras.
Copyright (c) 2023 Cadernos da Escola de Comunicação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.