Interfaces, Usabilidade e Ambientes Virtuais de Aprendizagem: uma Avaliação Heurística do AVA UFPel
Gabriela da Silva Zago
Camila de Almeida Polino
Palavras-chave:
Design de interfaces, usabilidade, avaliação heurística, ensino à distância
Resumo
Este trabalho é um recorte de uma pesquisa que busca relacionar as novas tecnologias de informação com os sites dedicados à aprendizagem que servem como suporte ao ensino presencial e à distância, destacando-se entre eles o sistema Moodle. Neste artigo, tem-se como objetivo ressaltar a importância do aprimoramento da interface dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) como ferramenta de suporte para o ensino presencial. Para tanto, inicia-se com um referencial teórico sobre design de interfaces e usabilidade, e, após, as deficiências do sistema AVA são apresentadas a partir de uma avaliação heurística do AVA para Ensino Presencial da Universidade Federal de Pelotas (AVA UFPel). Os resultados da análise realizada indicam um sistema com organização confusa, informações redundantes e interface não intuitiva, o que reforça a necessidade de um redesign. Ao final, são apresentadas diretrizes para um eventual redesign da plataforma voltado para a resolução dos problemas de usabilidade detectados na avaliação heurística realizada.