Publicidade Infantil: Notas sobre a Legislação Vigente no Brasil

  • Manoela Pagotto Martins Nodari Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
  • Priscilla de Oliveira Martins-Silva Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
Palavras-chave: Publicidade, Publicidade Infantil, Infância, Legislação, Brasil

Resumo

O avanço dos debates sobre a regulação da publicidade infantil no Brasil nos últimos anos está em consonância com as recomendações de órgãos internacionais bem como com a legislação já existente em diversos outros países. Em paralelo ao desenvolvimento de estratégias cada vez mais refinadas por parte dos anunciantes para atingir o público infantil, há hoje no país um intenso debate e o posicionamento de atores específicos sobre a questão da regulação da publicidade para crianças. Assim, o objetivo do presente trabalho é apresentar um panorama geral acerca da legislação vigente no país sobre a publicidade voltada para crianças bem como os principais projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional e seus desdobramentos. Espera-se que os dados aqui reunidos possam oferecer subsídios que incentivem e intensifiquem essa discussão em espaços formadores de opinião e também nos setores empresariais acerca da responsabilidade de toda a sociedade para com as crianças.

Biografia do Autor

Manoela Pagotto Martins Nodari, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo
Priscilla de Oliveira Martins-Silva, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
Doutora em Psicologia e Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo
Publicado
2018-04-26