A Hibridização Profissional como Exigência para Trabalhar na Área da Comunicação: Perspectiva a partir de Vagas Brasileiras Divulgadas no Linkedin

  • Juliane Martins Universidade de São Paulo
  • Letícia Salem Herrmann Lima
  • Ricardo Belinski

Resumo

O atual cenário digital tornou desafiador o mundo do trabalho em comunicação, correlacionando o campo com o marketing, no sentido de não se conseguir delimitar seus territórios, tornando as áreas híbridas. Este artigo teve por finalidade investigar as tendências de empregabilidade em comunicação, por meio dos requisitos de formação e de atuação profissional em oportunidades de trabalho oferecidas por organizações. Como embasamento teórico, utilizou-se principalmente Fernandez (2010), que relaciona a atuação profissional na área; Lupetti (2007), sob a ótica da comunicação integrada organizacional; e Kotler e Keller (2012), com os processos do marketing e da comunicação integrada de marketing. A escolha metodológica foi de natureza qualitativa, a partir de pesquisa documental em vagas divulgadas pela rede social digital LinkedIn para análise de conteúdo, realizada segundo a proposta de Bardin (2016). Entre os achados do estudo, percebeu-se que o mundo do trabalho não tem diferenciado um perfil de formação específico para o profissional que atua em comunicação, mas valoriza a educação superior, com destaque para o marketing e as áreas da comunicação; além de demandar experiência profissional, conhecimentos e habilidades relacionadas ao panorama digital contemporâneo.

Biografia do Autor

Juliane Martins, Universidade de São Paulo
Doutoranda em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, mestre em Educação, especialista em Comunicación Científica, bacharel em Comunicação Social – Jornalismo. Docente no curso de Comunicação Institucional da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Letícia Salem Herrmann Lima

Pós-doutora, doutora e mestre em Comunicação e Linguagens, especialista em Marketing, graduada em Publicidade e Propaganda e em Relações Públicas. Docente no curso de Comunicação Institucional da UFPR. Consultora de Marketing e Comunicação. Pesquisadora nas áreas de Consumo, Mídia e Neuromarketing.

Ricardo Belinski
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Informação da UFPR. Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo e em Administração.

Referências

AGUADO, D.; ANDRÉS, J. C.; GARCÍA-IZQUIERDO, A. L.; RODRÍGUEZ, J. LinkedIn “big four”: job performance validation in the ICT sector. Journal of Work and Organizational Psychology, v. 35, n. 2, p. 53-64, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.5093/jwop2019a7. Acesso em: 3 abr. 2020.

ÁLVAREZ-FLORES, E. P.; NÚÑEZ-GÓMEZ, P.; OLIVARES-SANTAMARINA, J. P. Perfiles profesionales y salidas laborales para graduados en publicidad y relaciones públicas: de la especialización a la hibridación. El Profesional de la Información, v. 27, n. 1, p. 136-147, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.3145/epi.2018.ene.13. Acesso em: 18 nov. 2019.

ARMENDÁRIZ, E. El nuevo perfil del profesional dela comunicación y las relaciones públicas. Una visión desde la perspectiva del mercado. Revista Internacional de Relaciones Públicas, v. 5, n. 9, p. 153-178, ene./jun. 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5783/RIRP-9-2015-09-153-178. Acesso em: 30 out. 2018.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. ed. rev. e ampl. São Paulo: Edições 70, 2016.

BARROS, L. M. B. Por uma práxis da comunicação na formação de um comunicador comunicólogo. Comunicação & Sociedade, v. 36, n. 1, p. 133-155, jul./dez. 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.15603/2175-7755/cs.v36n1p133-155. Acesso em: 30 out. 2018.

BAUTISTA-MESA, R.; SÁNCHEZ, H. M.; RAMÍREZ SOBRINO, J. N. Audit workplace simulations as a methodology to increase undergraduates’ awareness of competences. Accounting Education, v. 27, n. 3, p. 234-258, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1080/09639284.2018.1476895. Acesso em: 18 nov. 2019.

CALVO, S. T.; CERVI, L. Análisis de los estudios de periodismo y comunicación en las principales universidades del mundo. Competencias, objetivos y asignaturas. Revista Latina de Comunicación Social, v. 72, p. 1.626-1.647, 2017. Disponível em: http://doi.org/10.4185/RLCS-2017-1238. Acesso em: 30 out. 2018.

CAMILLERI, M. A. Travel marketing, tourism economics and the airline product. Cham, Switzerland: Springer Nature, 2018. Chapter 5 – Integrated marketing communications. p. 85-103.

CLEMENTE-MEDIAVILLA, J.; ANTOLÍN-PRIETO, R. LinkedIn job offers aimed at advertising graduates in Spain. El Profesional de la Información, v. 28, n. 6, p. 1-7, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.3145/epi.2019.nov.13. Acesso em: 20 nov. 2019.

CRESCITELLI, E.; SHIMP, T. A. Comunicação de marketing: integrando propaganda, promoção e outras formas de divulgação. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

CRESWELL, J. W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2014.

DUTRA, J. S. Competências: conceitos, instrumentos e experiências. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2017.

FERNANDEZ, A. F. Tendências ocupacionais e profissionais. In: CASTRO, D.; MELO, J. M.; CASTRO, C. (Orgs.). Panorama da comunicação e das telecomunicações no Brasil. Brasília: Ipea, 2010. v. 3. p. 63-172. Disponível em: http://www.socicom.org.br/pdfs/panorama-2010-3.pdf. Acesso em: 20 nov. 2019.

FERRARI, M. A. Perfil dos egressos do curso de relações públicas da ECA/USP: análise da trajetória profissional e das percepções do curso. In: FERRARI, M. A.; SANTOS, C. M. R. (Orgs.). Aprendizagem ativa: contextos e experiências em comunicação. Bauru: Unesp, 2017. p. 98-122. Disponível em: https://bit.ly/34JHbXL. Acesso em: 20 ago. 2017.

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GESTAL, M. V.; SOUTO, A. B. F. Las necesidades formativas de los nuevos comunicadores según los profesionales y su reflejo en los grados de comunicación. Estudios sobre el Mensaje Periodístico, v. 18, p. 889-897, esp. nov. 2012. Disponível em: https://doi.org/10.5209/rev_ESMP.2012.v18.40967. Acesso em: 18 out. 2018.

GURĂU, C. Integrated online marketing communication: implementation and management. Journal of Communication Management, v. 12, n 2, p. 169-184, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1108/13632540810881974. Acesso em: 8 abr. 2020.

INEP. Sinopse estatística da educação superior 2017. Brasília: Inep, 2018. Disponível em: https://bit.ly/37LzMcQ. Acesso em: 18 nov. 2019.

JUGO, D.; CIBOCI, L.; ALAVANJA. M. Trends in education of communication professionals: the perspective of educators and employers in Croatia. Public Relations Review, v. 43, n. 5, p. 998-1.006, dec. 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.pubrev.2017.06.002. Acesso em: 30 out. 2018.

KELLE, U. Análise com auxílio de computador: codificação e indexação. In: BAUER, M. W.; GASKELL, G. (Orgs.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. 13. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015. p. 393-415.

KOMLJENOVIC, J. LinkedIn, platforming labour, and the new employability mandate for universities. Globalisation, Societies and Education, v. 17, n. 1, p. 28-43, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1080/14767724.2018.1500275. Acesso em: 3 abr. 2020.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson, 2012.

KUNSCH, M. M. K. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. 3. ed. São Paulo: Summus, 2003.

LUPETTI, M. Gestão estratégica da comunicação mercadológica. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

MARTA-LAZO, C.; ALDEA, P. G.; CURIEL, E. H. Professional skills and profiles in journalism demanded by companies: analysis of offers at LinkedIn and Infojobs. Communication & Society, v. 31, n. 4, p. 211-229, 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10171/55749. Acesso em: 18 nov. 2019.

MARTINS, J. Trajetória e tensionamentos da área de comunicação sob a ótica acadêmico-profissional: orientações curriculares, formação superior e mundo do trabalho. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL, 20., 2019, Porto Alegre. Anais... Disponível em: https://bit.ly/37N0L7R. Acesso em: 20 nov. 2019.

MATILLA, K.; CUENCA-FONTBONA, J.; COMPTE-PUJOL, M. An analysis of the university curricula of Spanish “dircoms” from a public relations approach. Public Relations Review, v. 43, n. 3, p. 624-634, sep. 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.pubrev.2017.04.003. Acesso em: 30 out. 2018.

MEC. Nota Técnica n. 392/2013. Atuação dos conselhos profissionais. Disponível em: https://bit.ly/2qK5CGh. Acesso em: 18 nov. 2019.

MUDZANANI, T. A review and analysis of the role of integrated marketing communication message typology in the development of communication strategies. African Journal of Marketing Management, v. 7, n. 8, p. 90-97, oct. 2015. Disponível em: https://doi.org/10.5897/AJMM2015.0475. Acesso em: 8 abr. 2020.

OGDEN, J. R.; CRESCITELLI, E. Comunicação integrada de marketing: conceitos, técnicas e práticas. São Paulo: Person Prentice Hall, 2007.

OLIVEIRA, I. L. Formação acadêmico-profissional em ambiente de mudanças: desafios pedagógicos. In: MOREIRA, S. V.; VIEIRA, J. P. D. (Orgs.). Comunicação: ensino e pesquisa. Rio de Janeiro: Eduerj, 2008. p. 51-63.

PAULINO, R. A. F. Perfil sociocultural dos comunicadores: conhecendo quem produz a informação publicitária. In: CASAQUI, V.; LIMA, M. C.; RIEGEL, V. (Orgs). Trabalho em publicidade e propaganda. São Paulo: Atlas, 2011. p. 75-110.

PORCU, L.; BARRIO-GARCÍA, S.; KITCHEN, P. J. How integrated marketing communications (IMC) works? A theoretical review and an analysis of its main drivers and effects. Communication & Society, v. 25, n. 1, p. 313-348, 2012. Disponível em: http://hdl.handle.net/10171/27370. Acesso em: 8 abr. 2020.

SALAVERRÍA, R. Redefinir al comunicador. El Profesional de la Información, v. 25, n. 2, p. 163-167, mar./abr. 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.3145/epi.2016.mar.02. Acesso em: 30 out. 2018.

SÁNCHEZ-SÁNCHEZ, C.; FERNÁNDEZ-CAVIA, J. Percepción de profesionales y académicos sobre los conocimientos y competencias necesarios en el publicitario actual. Revista Latina de Comunicación Social, v. 73, p. 228-263, 2018. Disponível em: http://doi.org/10.4185/RLCS-2018-1254. Acesso em: 30 out. 2018.

SCHENA, J.; BESALÚ, R.; CASELLAS, C. S. Valoraciones actualizadas de las competencias profesionales en la práctica laboral de los periodistas españoles. Revista Latina de Comunicación Social, v. 73, p. 531-555, 2018. Disponível em: http://doi.org/10.4185/RLCS-2018-1268. Acesso em: 30 out. 2018.

SCHMIDT, L. R.; KULAK, S. M. ComDesign: caminhos para a aproximação entre comunicação e design. In: PEREIRA; A.; BASTOS, R. (Orgs.). Ensicom: reflexões sobre o ensino de comunicação no Brasil. São Paulo: Intercom, 2018. p. 65-78.

SULEMAN, F. Employability skills of higher education graduates: little consensus on a much-discussed subject. Procedia – Social and Behavioral Sciences, v. 228, p. 169-174, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2016.07.025. Acesso em: 30 out. 2018.

TENCH, R.; VERHOEVEN, P. ; JUMA, H. Turn around when possible: mapping european communication competences. Studies in Media and Communication, v. 3, n. 2, p. 94-108, dec. 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.11114/smc.v3i2.1138. Acesso em: 30 out. 2018.

Publicado
2020-08-03