A condição contextual como fundamento da inovação no jornalismo

  • Guilherme Gonçalves de Carvalho
  • Alexsandro Teixeira Ribeiro
  • Alexandre Correia dos Santos
  • Clóvis Pedrini
  • Ana Oliveira

Resumo

O presente trabalho apresenta algumas das marcas de inovação encontradas na aplicação de formulário de investigação da pesquisa Jornalismo e Tecnologia: Novos Arranjos e Ferramentas Digitais, vinculado ao grupo de pesquisa Comunicação, Tecnologia e Sociedade, do Centro Uninter. O objetivo da pesquisa é investigar as manifestações de inovação no jornalismo brasileiro e analisar suas características sob o viés da produção e interface. A aplicação do questionário foi centrado em aplicativos digitais para dispositivos móveis, sites e reportagens multimídia dos jornais The Intercept Brasil, Agência Pública, Nexo, El País e UOL TAB. Foram observadas as tecnologias e formatos de leitura, elementos de narrativas digitais, uso de recursos multimídia ou de storytelling digital, layout de publicação, ferramentas de interação e demais elementos que pudessem dar mostra de uso de recursos de inovação no jornalismo nas etapas de produção, circulação consumo. A reflexão acerca dos dados coletados destaca a importância do contexto como elemento fundamental para qualificar a inovação no jornalismo.

Publicado
2021-05-28