Características da disciplina de didática nos cursos de pedagogia e licenciaturas

  • Léia de Cássia Fernandes Hegeto
Palavras-chave: Disciplina de Didática, Didática Geral, Formação de Professores

Resumo

O texto tem como objetivo discutir características da disciplina de Didática Geral no currículo dos cursos de formação de professores nas últimas três décadas. Verifica-se que a Didática apesar de ser uma disciplina tradicional no currículo, vem perdendo espaço ao longo dos anos. Apesar do reconhecimento da importância dessa disciplina, pesquisas como a realizada por Gatti e Nunes (2009) têm evidenciado uma preocupante redução na sua carga horária. Além da constatação de que a Didática tem sua trajetória marcada por discussões e controvérsias em torno do seu objeto e papel nos cursos de formação, em especial nos cursos de Pedagogia e licenciaturas. Diante dessa questão, evidencia-se a necessidade de estudos que tenham como foco a Didática, enquanto uma importante disciplina e seu objeto voltado ao processo de ensino aprendizagem, sem desconsiderar outras dimensões do ensino.
Publicado
2017-02-15