O Futuro da Medicina pós-Covid:

A ressignificação do dever de informar e obter o consentimento livre e esclarecido do paciente nas novas tecnologias da saúde

  • Eduardo Dantas
  • Rafaella Nogarolli

Resumo

Nos últimos quatro meses, vivenciamos a maior mudança coletiva de hábitos em escala planetária e simultânea de – talvez – toda a história conhecida da humanidade. Interrompemos praticamente toda a cadeia produtiva de comércio não essencial, viagens e interação social. Mantivemos confi nados em casa uma quantidade de pessoas superior àquelas que estavam vivas durante a época da Segunda Guerra Mundial. Eventos desta magnitude não terminam sem deixar profundas marcas, sejam elas sociais, econômicas ou psicológicas. O atendimento à saúde foi afetado.

Biografia do Autor

Eduardo Dantas

Mestre em Direito Médico pela University of Glasgow; doutorando em Direito Civil pela Universidade de Coimbra; advogado, presidente da Associação Pernambucana de Direito Médico e da Saúde; vice-presidente da Asociación Latinoamericana de Derecho Médico.

Rafaella Nogarolli

Advogada; coordenadora do grupo de pesquisas em Direito da Saúde e Empresas Médicas; membro do Instituto Brasileiro de Estudos em Responsabilidade Civil.

Publicado
2020-12-02
Seção
SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL