Nuvens de Palavras como Recurso Analítico: Narrativas de Aprendizado Interprofissional em Imunologia Clínica na Pós-Graduação
Resumo
Este estudo avalia o ensino de imunologia no Brasil, destacando lacunas na aplicação clínica do conhecimento e fragilidades na formação multidisciplinar em programas de saúde. Com enfoque no ensino interprofissional (EIP) na pós-graduação, o trabalho busca identificar a percepção de residentes e preceptores de um programa de residência em pediatria sobre o EIP de imunologia clínica. Utilizando uma abordagem mista, com análise qualitativa e quantitativa, os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, na última etapa das quais os participantes descreveram sua experiência com EIP de imunologia clínica em três palavras. As respostas foram apresentadas em forma de nuvem de palavras. As narrativas revelam diversas perspectivas, destacando a complexidade e a riqueza do aprendizado interprofissional. Conclui-se que o EIP surge como estratégia para auxiliar na aquisição de conhecimento, relacionado à Imunologia clínica e na otimização do fluxo do cuidado nos programas de residência analisados.
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