Nuvens de Palavras como Recurso Analítico: Narrativas de Aprendizado Interprofissional em Imunologia Clínica na Pós-Graduação

Palavras-chave: Interprofissionalidade, Imunologia Clínica, Ensino de Imunologia

Resumo

Este estudo avalia o ensino de imunologia no Brasil, destacando lacunas na aplicação clínica do conhecimento e fragilidades na formação multidisciplinar em programas de saúde. Com enfoque no ensino interprofissional (EIP) na pós-graduação, o trabalho busca identificar a percepção de residentes e preceptores de um programa de residência em pediatria sobre o EIP de imunologia clínica. Utilizando uma abordagem mista, com análise qualitativa e quantitativa, os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, na última etapa das quais os participantes descreveram sua experiência com EIP de imunologia clínica em três palavras. As respostas foram apresentadas em forma de nuvem de palavras. As narrativas revelam diversas perspectivas, destacando a complexidade e a riqueza do aprendizado interprofissional. Conclui-se que o EIP surge como estratégia para auxiliar na aquisição de conhecimento, relacionado à Imunologia clínica e na otimização do fluxo do cuidado nos programas de residência analisados.

Biografia do Autor

Debora Marioto, Centro Universitário Autônomo do Brasil

Biomédica pela Universidade Federal de Minas Gerais com habilitação em Patologia Clínica e Pesquisa (2018). É Especialista em Saúde da Criança e do Adolescente (2021), na modalidade residência multiprofissional, com ênfase no diagnóstico clínico e molecular de doenças raras, pelo Hospital Pequeno Príncipe e Mestre em Ensino nas Ciências da Saúde (2023) pela mesma Instituição. Possui capacitação em Pesquisa Clínica pelo Hospital Moinhos de Vento (2020). Tem experiência nas áreas de imunologia, imunopatologia, oncohematololgia e educação. Atuou na gestão de Tutoria no programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Criança e do Adolescente do Complexo do Hospital Pequeno Príncipe. Trabalha em projetos com ênfase em educação interprofissional, ensino de Imunopatologia, práticas pedagógicas, formação pedagógica de professores. Atualmente é coordenadora do NEPE (Núcleo de Estudos e Práticas Educacionais) do Centro Universitário UniBrasil, docente/pesquisadora das áreas de Educação, Imunopatologia e Hematologia - para cursos de graduação e pós graduação em medicina; e especializanda em Gestão no Ensino Superior.

Rosiane Guetter Mello, Faculdades Pequeno Príncipe

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Paraná (1995), mestrado em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná (2001) e Doutorado em Ciências (Bioquímica) pela UFPR (2005). Atualmente é Diretora de Pesquisa e Pós-Graduação da Faculdades Pequeno Príncipe - FPP. Pesquisadora permanente do Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Ensino nas Ciências da Saúde e Professora Colaboradora do Programa em Biotecnologia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente, no qual desempenha também a atividade de Vice-coordenadora. Tem trabalhos publicados na área de Bioquímica, Farmacologia e Ensino.

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Publicado
2025-08-26
Seção
Artigos originais