v. 1 n. 1 (2025): Revista Integrare
É com grande satisfação que apresento o primeiro número da Revista Integrare, a qual tenho a honra de estar como editora-chefe. Destaco aqui que desde o início, nosso propósito foi criar um espaço científico multidisciplinar que pudesse dialogar com diferentes áreas do conhecimento — Arquitetura e Design, Direito, Educação, Engenharias e Negócios — oferecendo um espaço que abriga reflexões, críticas e debates sobre questões contemporâneas.
A diversidade de campos do conhecimento presentes nesta revista representa um grande diferencial que lhe assegura densidade e valor científico. Acreditamos que os avanços científicos se tornam ainda mais significativos quando diferentes campos dialogam entre si, permitindo novas formas de compreender a realidade e propor soluções inovadoras em termos teóricos, metodológicos, práticos e sociais. Assim, o que propomos neste número é mais do que a publicação dos primeiros cinco artigos da Integrare, mas é a oportunidade de reunir pesquisadores em torno de temas que, cada um a seu modo, impactam nossa sociedade.
Este primeiro número reúne seis textos, sendo um deles este editorial, e os outros cinco, trabalhos que foram avaliados e aprovados conforme os critérios do periódico e convidam à reflexão a partir de olhares distintos.
No artigo as “Estratégias de Marketing sob a ótica da Visão Baseada em Recursos (VBR): revisitando a produção sobre o tema entre 2001 e 2024”, revisita, por meio de análise bibliométrica, mais de duas décadas de produção científica sobre estratégias de marketing, revelando avanços, lacunas e possibilidades futuras, especialmente no cenário digital e sustentável.
Os autores do artigo “A influência do crescimento urbano na Área de Preservação Permanente: o caso do Porto de Paranaguá”, por sua vez, evidenciam os impactos ambientais e sociais do avanço da urbanização sobre ecossistemas sensíveis, ressaltando a necessidade de políticas públicas efetivas e planejamento sustentável.
Na pesquisa intitulada “Inovação Social e Transição para a Sustentabilidade: uma meta-síntese em busca de associações”, amplia a discussão sobre sustentabilidade ao explorar como a inovação social pode ser catalisadora de transformações profundas em sistemas sociotécnicos estabelecidos.
O autor do artigo “O invisível visível: uma análise do discurso governamental sustentável a partir do filme O Dia Depois de Amanhã”, utiliza o cinema como recurso de análise crítica, discutindo como narrativas ficcionais podem contribuir para dar visibilidade aos riscos ambientais e aos desafios do desenvolvimento sustentável.
Por fim, em “Nuvens de Palavras como Recurso Analítico: Narrativas de Aprendizado Interprofissional em Imunologia Clínica na Pós-Graduação”, a autora investiga o ensino interprofissional em programas de saúde, utilizando uma abordagem inovadora para compreender percepções e potencialidades do aprendizado coletivo.
Embora cada artigo apresentado neste número inaugural advenha de campos específicos do conhecimento, todos convergem em um ponto essencial: a busca por compreender fenômenos complexos e propor caminhos para a transformação da realidade. Seja ao discutir sustentabilidade ambiental, estratégias de negócios, práticas educacionais em saúde, inovação social ou mesmo as representações culturais de riscos globais, cada contribuição reafirma o compromisso da ciência em dialogar com os desafios do presente e em projetar soluções para o futuro. Assim, cada artigo aqui publicado reflete o compromisso da Integrare com a atualidade das discussões, com a qualidade científica e a ética que deve nortear a pesquisa acadêmica.
É, portanto, com entusiasmo e esperança na ciência, na educação e na pesquisa, que inauguramos este espaço, desejando que a Integrare se torne um veículo de referência, inspirando não apenas a comunidade acadêmica do UniBrasil, mas também profissionais e leitores interessados em refletir sobre os rumos de diferentes áreas de conhecimento e da sociedade.
Desejo a todos uma excelente leitura!
Beatriz Lima Zanoni
Editora-chefe