EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E EDUCAÇÃO CRÍTICA: REFLETINDO NECESSIDADES, FOMENTANDO A PESQUISA

  • Ivan Ricardo DIAS
  • Luiz Otávio HAUTH
  • Samuel LOURENÇO
  • Rafael Oliveira da SILVA
  • Ana Leticia Padeski FERREIRA
  • Luciano de Lacerda GURSKI
  • Danielle Sotta ZILIOTTO
Palavras-chave: educação física escolar, educação crítica, pesquisa

Resumo

O presente trabalho procura evidenciar as produções acerca da prática docente e os referenciais que a embasam, especialmente nas teorias consideradas críticas. Essas leituras e discussões foram pauta dos debates realizados no Grupo de Estudos em Educação Física Escolar da Unibrasil, cujos trabalhos iniciaram no primeiro semestre de 2015. A Educação Física escolar, a partir da homologação da lei nº 9.394/96 (lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), passou a ser considerada um componente curricular da Educação Básica e não mais como uma simples atividade. Essa disciplina escolar enfrenta diversos desafios para atingir seus objetivos. Desde o baixo reconhecimento na cultura escolar, à relevância de seus conhecimentos, bem como a conturbada produção teórica, chegando num quadro a qual o próprio professor de Educação Física assume a postura de desvalorização passiva (BRACHT, 2015). Para Betti (2009, p. 242) “a prática precisa tornar-se, cada vez mais, o foco da pesquisa e da preparação profissional”. Sendo assim fomentamos a pesquisa e a discussão, pois torna-se necessário saber qual o tipo de conhecimentos presentes na formação inicial dos professores de Educação Física e quais seriam aqueles pretendidos. O grupo, formado por docentes e discentes do Centro Universitário Unibrasil, vem para colaborar com esse processo. Com reuniões quinzenais objetivando discutir o referencial teórico da educação crítica e suas possibilidades de efetivação na atual realidade escolar, transmite a importância entre a pesquisa e a formação de professores para uma construção de uma Educação Física Escolar qualificada.

Publicado
2016-04-15