ANÁLISE DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NA INTERFACE COM OS COMPORTAMENTOS DOS ALUNOS NO CONTEXTO ESCOLAR

  • Graciela Sanjutá Soares FARIA
Palavras-chave: Comportamento Humano, Violência Doméstica, Aprendizagem, Comportamento Agressivo, Comportamento do aluno

Resumo

A temática da violência doméstica por ser um grave problema social e frente a sua dimensão, na atualidade, tem recebido cada vez mais o olhar de estudiosos. Existem hipóteses no sentido de que as vivências de violência doméstica pelas crianças têm implicações sobre a aprendizagem na escola e sobre a apresentação de comportamentos agressivos nesse contexto. Pretendeu-se com o presente estudo investigar a temática da violência doméstica na interface com os comportamentos dos alunos na escola tanto os relativos à aprendizagem como os de agressividade. Tal estudo se justifica visto ainda serem escassas as pesquisas, no contexto brasileiro, que exploram a violência doméstica em sua interface com os processos de aprendizagem e o comportamento da criança no contexto educacional. Desta forma, foi realizada uma análise bibliográfica sobre a questão proposta. Pôde-se observar a existência de diversos estudos mostrando que as crianças expostas à violência doméstica, tanto direta como indiretamente, estão mais predispostas a apresentarem problemas de comportamento agressivo na escola. Os estudiosos têm notado que, em geral, as crianças, com histórico de violência, têm um desempenho acadêmico inferior ao das crianças sem histórico de violência doméstica, contudo, existem controvérsias. A literatura atual não é suficiente ainda para entender conclusivamente as implicações da violência doméstica sobre a aprendizagem. Os estudos têm ainda apontado que as manifestações da dificuldade de aprendizagem pela criança e de comportamentos agressivos, bem como a sua intensidade, irão variar conforme a gravidade da violência doméstica vivenciada, a proximidade e o vínculo da criança com o agressor, a etapa do desenvolvimento da criança, quando ela vivenciou violência; a modalidade da violência doméstica a qual foi exposta e ainda de acordo com os recursos emocionais da criança e de apoio oriundos da família, da escola e da comunidade. Diante do exposto, sugere-se o desenvolvimento de mais estudos acerca da interface entre violência doméstica, aprendizagem e comportamentos agressivos, em especial, embasados em pesquisas empíricas.

Publicado
2016-05-03

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