GUTENBERG, A MARAVILHOSA INVENÇÃO: UMA PROPOSTA DE GAME EDUCACIONAL

  • Anderson Mayer Arseno UniBrasil Centro Universitário
  • Rodolfo Stancki

Resumo

O presente trabalho busca apresentar uma proposta de game educacional sobre o desenvolvimento da primeira impressora de tipos móveis construída por Johannes Gutenberg, na Mogúncia, em 1.450 d.C.. A ideia é que o projeto ajude alunos e professores a analisar como essa invenção mudou o cenário da comunicação como um todo e servir como ferramenta didática para ensinar a história da comunicação. O presente estudo apresenta um cenário histórico para a ambientação da narrativa do jogo, abordando o problema da falta de um sistema de impressões durante o início da Idade Moderna. Segundo autores como Giovanni Giovanninni e Peter Burke, a demanda era grande por um sistema mais rápido de impressões, pois, naquela época, os copistas podiam cometer algumas falhas de cópias pela imensa quantidade de documentos que tinham para transcrever, dificultando assim a comunicação. Depois de debatido esse cenário histórico, a investigação discute o conceito de gameficicação e suas variáveis dentro da Comunicação Social, como os advergames e os newgames. Esses tipos de narrativas interativas são uma alternativa agradável de conhecimento, que são de fácil entendimento. Enquanto o jogador avança pela história do jogo, ele aprende informações sobre a história de Gutenberg, a invenção da imprensa e a Bíblia de 42 linhas. A pesquisa busca resultar na elaboração de um jogo sobre a busca de Gutenberg na criação de seu sistema de impressão, que será desenvolvido no UniBrasil Centro Universitário, como parte do programa de Iniciação Científica da instituição.
Publicado
2019-08-20
Seção
Jornalismo

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