UTILIZAÇÃO DO PORTFÓLIO NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM ENFERMAGEM: UM RELATO DE PRÁTICAS DAS METODOLOGIAS ATIVAS

  • Cristiano CAVEIÃO
  • Vanessa COMASSETTO
  • Angelita VISENTIN
Palavras-chave: ensino de enfermagem, educação superior, práticas pedagógicas

Resumo

Para a formação do enfermeiro crítico e reflexivo, são necessárias estratégias pedagógicas participativas e/ou ativas que proporcionem o desenvolvimento de competências necessárias ao futuro profissional. O uso do portfólio durante o estágio curricular supervisionado é uma alternativa neste processo. Objetivo: Possibilitar a vivência do desenvolvimento de competências por meio de estratégias pedagógicas participativas e significativas na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Enfermagem de 2013 a 2014.Método: Relato de experiência de uma estratégia elaborada para o desenvolvimento de competências. Os participantes durante o período foram 180 graduandos e 6 docentes. A técnica utilizada foi o Portfólio Reflexivo individual, com roda de conversa, orientação supervisionada para o desenvolvimento de cada ponto e apoio dos recursos do Ambiente Virtual de Aprendizagem. Resultados: A partir da utilização do Portfólio Reflexivo e do Ambiente Virtual de Aprendizagem os acadêmicos e professores passaram a perceber a mudança na formação com o uso de tecnologias de ensino aprendizagem. Durante o desenvolvimento do Portfólio Reflexivo os acadêmicos possuem um momento de feed back e avaliação através do momento de reflexão. Com isso observam-se resultados positivos descritos nas falas dos alunos. Considerações finais: É possível repensar e construir os modelos formativos da instituição de ensino de maneira mais democrática e inserida na proposta pedagógica do curso, além de potencializadores da formação, troca de conhecimentos e experiências por meio dessas tecnologias.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>