CAPACITAÇÃO PARA EQUIPE DE ENFERMAGEM DE UMA UNIDADE DE SAÚDE SOBRE ASSISTÊNCIA NOS CURATIVOS

  • Julia Fernanda Silva Pereira Centro universitário autônomo do Brasil
  • Ana Paula Dezoti CENTRO UNIVERSITÁRIO AUTÔNOMO DO BRASIL
  • Louise Aracema Scussiato
Palavras-chave: Assistência, curativos, POP.

Resumo

Para capacitação será utilizado o manual de procedimentos operacionais padrão da versão atualizada em agosto de 2019, no módulo dois que discorre sobre os procedimentos assistências com ênfase no capitulo oito sobre a assistência nos curativos, tendo o curativo simples; curativo contaminado, de traqueostomia, limpeza e irrigação entre outros. Sendo que o Procedimento Operacional Padrão (POP) é um documento que contém instruções detalhadas, que auxilia na execução de determinada atividade, assim proporciona a padronização e favorece na qualidade, eficiência e eficácia, das ações, evitando que ocorra desvio na execução das atividades. Desse modo o enfermeiro realizando a capacitação por meio do POP proporcionará o preparo da equipe na condução do curativo, profissionalismo, credibilidade, diminuição dos gastos de matérias, melhora no processo de trabalho e atendimento de qualidade aos pacientes e equipe.

O presente estudo tem como justificativa de acordo com a solicitação da Autoridade Sanitária que a falta da padronização na assistência dos curativos tem gerado problemas como o retardo na cicatrização das feridas, gasto de materiais, irresponsabilidade da equipe mediante as condutas privativas.

O estudo tem como objetivo geral capacitar a equipe de enfermagem sobre procedimentos assistências por meio do manual de procedimentos operacionais padrão.

O projeto assistencial tem como metodologia à ferramenta 6w3h que foi dividido em etapas entre elas a escolha do tema, apresentação para a professora, enfermeiro  e autoridade sanitária da unidade. Sendo elaborado um documento ilustrativo na ferramenta de PowerPoint para capacitação da equipe de enfermagem sobre a assistência nos curativos por meio do manual do POP sendo elaborado pela acadêmica de enfermagem Julia Fernanda e será realizado a capacitação na unidade no dia 23/09/2019 juntamente com o enfermeiro supervisor.

Avaliação ocorrerá nos meses de setembro e outubro e espera se com este trabalho alcançar a uniformidade das ações, definição dos responsáveis, uso adequado dos materiais e melhor conduta com os pacientes favorecendo a cicatrização das feridas. O projeto encontrasse em desenvolvimento de acordo com o cronograma da disciplina e suas conclusões finalizadas ao termino deste projeto.

 

Publicado
2020-01-22
Seção
Enfermagem

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5 6 > >>