PORTAIS CORPORATIVOS COMO FERRAMENTA PARA A GESTÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

  • Claudio Marlus SKORA
  • Flávio BALBINOT
Palavras-chave: Gestão de Instituições de Ensino Superior, SINAES, Gestão do conhecimento

Resumo

O Setor da Educação Superior, notadamente a ofertada por Instituições Privadas no Brasil, está passando por um momento de transição. Após a expansão da oferta de ensino, característica dos últimos vinte anos, atualmente presencia-se novos arranjos negociais com a realização de joint ventures, alianças, fusões, participação de fundos de investimento, criação de grandes players no setor, entre outros. Nunca antes na história deste país as Instituições de Ensino Superior (IES) precisaram prestar contas a tantos e diferentes stakeholders. Outra característica deste momento são as incertezas no marco regulatório, dadas pelas frequentes mudanças nos instrumentos de avaliação de cursos e institucional, ou ainda, na composição do Conceito Preliminar de Cursos (CPC) que é impactado pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). Não obstante a frequente alteração do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), conforme os exemplos citados, os resultados das avaliações passaram a definir os critérios de financiamento público federal dos estudantes por meio do  Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Este complexo e mutante cenário justifica o entendimento de que as Instituições de Ensino Superior (IES) precisam de ferramentas que garantam o pleno gerenciamento dos documentos que comprovem a realização de seus processos de ensino, pesquisa, extensão e de gestão. Não somente o Ministério da Educação, que franqueia a permissão de atuação e existência das IES exigem a atualização constante de documentos, mas também outros órgão reguladores e também os investidores. Neste sentido, este estudo apresenta uma solução, criada por meio de um portal corporativo, para a gestão de todos os documentos das IES, possibilitando não apenas o simples armazenamento destes, mas também, o controle a gestão, criando assim, uma efetiva forma de se possibilitar a gestão do conhecimento na educação superior.