O Discurso na Psicose pelo viés da Teoria Psicanalítica

  • Patricia Arruda UniBrasil - Centro Universitário
  • Bruna Chustake Alves
  • Dulce Mara Gaio UniBrasil
Palavras-chave: Psicose; discurso; psicanálise.

Resumo

Na teoria psicanalítica, o psicótico tem dificuldade de desempenho no campo social, ou seja, no espaço do outro, ele vive de relações fusionais pois não consegue construir o próprio campo do outro e quem ele é no mesmo. O discurso na psicose é então o meio pelo qual o indivíduo encontrara uma forma de criar laços sociais. A psicose em suas formas mais graves é claramente uma fuga da vida real. Ocorre o afrouxamento da relação com a realidade devido ao fracasso da repressão dos impulsos instintuais, a perda da realidade afetara exatamente o fragmento de realidade resultante da repressão instintual ocorrida, e ao analisar a linguagem do indivíduo psicótico é possível compreender como é dada a divisão desse sujeito e quais são as alterações da função simbólica na psicose.

A fala na psicose traz a possibilidade de um lugar de existência para um indivíduo tomado como inexistente socialmente, a possibilidade de se nomear e ser nomeado. Além de sua constituição como sujeito e de sua subjetividade, traz a oportunidade de interpretar o delírio como uma tentativa de uma articulação discursiva de uma posição subjetiva. Este trabalho buscou explicar e investigar sobre a constituição do sujeito psicótico pelo viés da teoria psicanalítica, e a importância do discurso nesses casos, através de pesquisas de artigos científicos e livros relacionados a temática. Apesar da psicanálise ser uma teoria centrada na fala, foi a partir da obra Lacaniana que as referências linguísticas ganharam destaque na psicanálise relacionadas a vertente estruturalista, Lacan dá ênfase a linguística em vários momentos das suas elaborações teóricas. Há um grande ganho quando se trabalha a linguística com a psicanálise, pois através dessa relação há a possibilidade de se entender o funcionamento da linguagem na psicose, o processo de simbolização e a constituição da subjetividade.

Referências

FREUD, Sigmund. A perda da realidade na neurose e na psicose. Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud, vol. XIX. Rio de Janeiro: Imago, 1996.
GENEROSO, Cláudia Maria. Considerações sobre a psicose e laço social: o fora-do-discurso da psicose. Disponível em: . Acesso em 18/09/2020.
LINS, Samuel Lincoln Bezerra. Psicose – diagnóstico, conceitos e reforma psiquiátrica. Disponível em: . Acesso em 18/09/2020.
SHÄAFFER, Margareth; FLORES, Valdir do Nascimento. O que fala o psicótico? A pesquisa interdisciplinar no estudo da psicose. Disponível em: . Acesso em 18/09/2020.
Publicado
2021-06-11
Seção
Psicologia