ORIENTAÇÃO À USUÁRIOS DO PROGRAMA DE MONITORAMENTO DA GLICEMIA CAPILAR EM UMA UNIDADE ESTRATÉGIA DA FAMÍLIA

  • Elizangela Regina Delfino UniBrasil
  • Luis Felipe Biora Comim Centro Universitário Autônomo do Brasil - UniBrasil
  • Rita de Cássia Niepsui
  • Ana Paula Dezoti
  • Louise Aracema Scussiato Centro Universitário Autônomo do Brasil - UniBrasil
Palavras-chave: Monitoramento da Glicemia Capilar; Enfermagem; Diabetes Mellitus; COVID-19 e Estratégia Saúde da Família

Resumo

O Diabetes mellitus (DM) é uma doença caracterizada por níveis elevados de glicose no sangue, seja pela perda parcial ou total da produção de insulina, um hormônio que auxilia a glicose adentrar as células para geração de energia. Existe três tipos de DM, sendo: tipo 1 e 2 relacionadas à distúrbios de insulina e o DM gestacional devido a desordem placentária. Esses desajustes metabólicos resultam em excesso da glicose, hiperglicemia, acarretando danos à saúde. A lei nº 11.347 de 27 de setembro de 2006 dispõem sobre fornecimento de medicações e insumos necessários para controle da glicemia capilar pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Durante o Estágio Supervisionado do 8º período de Enfermagem do Centro Universitário Autônomo do Brasil – UniBrasil, em uma Unidade Estratégia Saúde da Família (ESF) em Curitiba – PR foi observado que dos 288 inscritos no Programa de controle de glicemia: 30% estavam sem cadastramento do tipo de DM, 40% com exame de hemoglobina glicada em atraso ou não coletado, 1% não reside na área de abrangência da ESF e 3 tiveram óbito causados pela COVID-19. Além disso, notou-se aumento significativo da utilização de glicofitas o que gera aumento em sua cota, cujas quais necessitam de justificação do uso, fomentando discrepância do número de fitas utilizadas e da quantidade fornecida aos usuários. Surge então a necessidade de orientação e atualização de seus dados no Programa, a fim de mantê-los assistidos e retificados. Dito isso, o objetivo geral é orientar os usuários do programa de monitoramento da glicemia capilar referente ao uso adequado de insumos. E como objetivos específicos: apresentar o Aplicativo ACCU-CHEK® Connect; atualizar cadastro dos usuários, exclusão de inativos e acompanhamento dos infectados pela COVID-19 e; elencar clientes que tiveram diabetes gestacional que não estão mais gestantes para devolução do glicosímetro. Para tal foi aplicada a metodologia 6W3H que é utilizada no planejamento de atividades de um projeto e os resultados encontram-se em desenvolvimento, presumindo que até o dia 10 de outubro 100% dos usuários estejam orientados e com seus cadastros atualizados no Programa. Incumbe ao enfermeiro conhecimento científico sobre o DM para realizar orientações de forma correta, perfazendo a maneira adequada de prevenir agravos acometidos pela doença, que não tem cura, mas controle, e é exatamente esse que confere qualidade de vida ao portador. Inclusive em tempos de pandemia, em que esses individuos configuram-se como grupo de risco para infecção grave pela COVID-19, requerendo assistência de enfermagem voltada a esse contexto.

Biografia do Autor

Elizangela Regina Delfino, UniBrasil
Acadêmica do curso de bacharelado de Enfermagem escola de saúde UniBrasil
Luis Felipe Biora Comim, Centro Universitário Autônomo do Brasil - UniBrasil

Discente do curso de graduação em enfermagem do Centro Universitário Autônomo do Brasil - UniBrasil.

Rita de Cássia Niepsui

Discente do curso de enfermagem do Centro Universitário Autônomo do Brasil - UniBrasil

Ana Paula Dezoti

Docente do Curso de Enfermagem do centro Universitário Autônomo do Brasil - UniBrasil 

Louise Aracema Scussiato, Centro Universitário Autônomo do Brasil - UniBrasil

Docente do Curso de Enfermagem do centro Universitário Autônomo do Brasil - UniBrasil

Referências

NIH Medline Plus Library. Diabetes. [Internet] 2020. Disponível em: . Acesso em setembro 2020.
Sociedade Brasileira do Diabetes. Hiperglicemia. [Internet]. Disponível em: . Acesso em setembro 2020.
Sociedade Brasileira do Diabetes. Tudo Sobre Diabetes. [Internet]. Disponível em: . Acesso em setembro 2020.
Brasil. Lei no. 11.347, 27 set. 2006. Dispõe sobre a obrigatoriedade da distribuição gratuita de medicamentos e materiais necessários à sua aplicação e à monitorização de glicemia capilar aos portadores de diabetes inscritos em programas de educação para diabéticos. Diário Oficial da União, Brasília, 28 de setembro de 2007.
Protocolo clinico para dispensação de insumos para pacientes com diabetes mellitus na rede pública do Paraná. [Internet]. Disponível em: . Acesso em setembro 2020.
Publicado
2021-06-11
Seção
Enfermagem

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>