POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO DAS TICS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

  • Joelcia Freitas Lima Unibrasil
  • Cristina Pereira Unibrasil
  • Camile Silva Unibrasil
Palavras-chave: TICs; Tecnologias da Informação e Comunicação; Ensino Médio; Educação Física.

Resumo

As Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs, estão constantemente presentes no âmbito educacional, nesse cenário, faz-se necessário que as instituições de ensino se atualizem e incorporem as TICs nas práticas pedagógicas. Segundo Coelho at al., (2021), as TICs proporcionam diferentes linguagens para se comunicar com os estudantes, portanto a formação continuada de professores, no que se refere a utilização de tecnologias, é abordada em diversos estudos. Este estudo justifica-se por entender a importância deste tema na atualidade, e o quão é desafiador sua implementação nos diversos contextos educacionais brasileiros. Observando este fato o objetivo geral deste estudo é investigar as possibilidades de utilização das TICs nas aulas de educação física, no ensino médio, tendo os objetivos específicos 1) contextualizar a relevância das TICs na educação escolar brasileira, 2) definir os conceitos de TICs e 3) apontar as aplicabilidades das TICs na educação física escolar no ensino médio. A metodologia utilizada será uma abordagem qualitativa, e como técnica de pesquisa será realizado uma revisão de literatura integrativa. Segundo Souza, Silva e Carvalho (2010), a revisão integrativa é um método que proporciona a síntese de conhecimento e a incorporação da aplicabilidade de resultados de estudos significativos na prática. Os resultados do estudo serão apresentados ao término do seu desenvolvimento.

Publicado
2022-11-23
Seção
Educação Física