A REABILITAÇÃO CARDÍACA EM PACIENTES OBESOS

  • Michel Zilli Centro Universitário Autônomo do Brasil
  • Juliana Landolfi Maia Centro Universitário Autônomo do Brasil
Palavras-chave: reabilitação cardiovascular; exercício físico; obesidade; composição corporal.

Resumo

As Doenças cardíacas ventriculares são responsáveis por quase um terço das mortes no Brasil e afeta principalmente a população mais carente, que tem grande dificuldade no acesso a cuidados de saúde ou de informação. A obesidade tem se tornado uma preocupação de saúde global, sendo reconhecida como um fator de risco significativo para o desenvolvimento e progressão de doenças cardiovasculares. Pacientes cardiopatas que apresentam obesidade têm um maior risco de complicações cardiovasculares e pior prognóstico em comparação com aqueles com peso saudável. Portanto, compreender a relação entre a obesidade e as doenças cardiovasculares é essencial para melhorar as estratégias de prevenção, tratamento e reabilitação desses pacientes. Embora seja amplamente conhecida a associação entre obesidade e doenças cardiovasculares, uma revisão sistemática abrangente é necessária para fornecer uma síntese atualizada das evidências disponíveis sobre o impacto da obesidade em pacientes cardiopatas. Neste sentido o objetivo deste estudo será investigar o impacto do exercício físico como intervenção no manejo da obesidade em pacientes cardiopatas, visando avaliar sua eficácia na redução do peso corporal, melhoria da composição corporal, controle dos fatores de risco cardiovascular e na prevenção de complicações cardiovasculares. Está pesquisa será uma revisão literária qualitativa, em periódicos indexados nas bases de dados eletrônicas PUBMED, PORTAL CAPES, utilizando os seguintes descritores “Reabilitação Cardiovascular”, “Exercício Físico”, “Obesidade”, “Composição Corporal” e seu sinônimos, serão incluídos estudos que investiguem o papel do exercício físico como intervenção no manejo da obesidade em pacientes cardiopatas, serão excluídos estudo fora da temática, estudos em animais. Com relação ao idioma apenas artigos em português e inglês com o período de análise de 2013 agosto de 2023, será realizado triagem por 1 revisor com as seguintes variáveis: leitura do título, objetivo do artigo, principais resultados. Os resultados serão discutidos à luz dos objetivos da revisão e da literatura existente. serão apresentadas as principais conclusões da revisão e suas implicações para a prática clínica, serão destacadas as limitações da revisão e sugestões para pesquisas futuras. Em fase de desenvolvimento.

Referências

FEIJÓO-BANDÍN, S; ARAGÓN-HERRERA, A; MORARÃ-FERNÁNDEZ, S. et al. Adipokines and inflammation: focus on cardiovascular diseases. Int J Mol Sci. Suíça, v. 21, n. 20, p. 7711,
CARLUCCHI, Edilaine Monique de Souza et al. Obesidade e sedentarismo: fatores de risco para doença cardiovascular. Comun. ciênc. saúde, p. 375-384, 2013.
CARVALHO, T. DE et al. Diretriz Brasileira de Reabilitação Cardiovascular –2020. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 114, n. 5, p. 943–987, 2020.
OLIVEIRA, Gláucia Maria Moraes de et al. Estatística cardiovascular–Brasil 2021. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 118, p. 115-373, 2022.
Siqueira, Franciele Viana, et al. "Excesso de peso e fatores associados entre profissionais de saúde da Estratégia Saúde da Família." Cadernos Saúde Coletiva 27.
TESTON, Elen F. et al. Fatores associados às doenças cardiovasculares em adultos. Medicina (Ribeirão Preto), v. 49, n. 2, p. 95-102, 2016.
Publicado
2023-10-30
Seção
Educação Física

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)