ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO PÚBLICO DE CURITIBA

  • Rafaele Coelho Enumo Unibrasil
  • Mariana Caroline Nery Ferreira
  • Mariana Medeiros Trautwein
Palavras-chave: Alfabetização; Letramento; Diretrizes Nacionais e Municipais; Ensino Público; Metodologias de Ensino.

Resumo

Atualmente temos a alfabetização com um grande significado para a aprendizagem juntamente com o Letramento, conceitos e habilidades entrelaçados, porém em processos distintos. A diferenciação se compõem pelas relações de práticas de escrita e leitura (Letramento) e sobre o aprendizado da leitura (Alfabetização). Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas) sabe-se que a alfabetização capacita o indivíduo a expressar-se de forma escrita no ambiente em que está inserido, em outras palavras, é uma forma de inserção na sociedade, através das habilidades de comunicação e interpretação. Nesta perspectiva, a pesquisa faz um levantamento do conceito do que é alfabetização e letramento, do que as diretrizes municipais de Curitiba-PR e nacionais trazem sobre essa etapa da aprendizagem e de como elas dialogam entre si para obter um sucesso no processo de alfabetização. Cabe então questionar: Quais são as diretrizes de alfabetização do Ensino Público de Curitiba e como dialogam com as Diretrizes Nacionais: BNCC E PNA? Tendo em vista este problema, juntamente com as bases teóricas de Soares (2002, 2005, 2018, 2020) e Morais (2019), pretende-se demonstrar que falta diálogo no que concerne o processo de alfabetização entre as diretrizes. O interesse pelo tema surgiu a partir da realização da disciplina alfabetização e letramento em 2021. Durante a realização do curso e dadas as dinâmicas, foram instigados o interesse nos métodos de alfabetização em diferentes períodos, em trabalho de reflexão e análise. E a partir desta vivência foi escolhido o tema: “Alfabetização no Ensino Público de Curitiba”. Visto que temos metas a serem cumpridas no PNE (Plano Nacional de Educação) até 2024, como a meta cinco que prevê “alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do terceiro ano do ensino fundamental”, e que ainda estamos longe de atingir, de acordo com o Observatório do o PNE, em 2016, apenas 45,3% das crianças do terceiro ano tinham aprendizagem adequada em leitura e 66,1% aprendizagem adequada em escrita.  O presente projeto terá como objetivo geral: Analisar as diretrizes de alfabetização do ensino público de Curitiba e como dialogam com as diretrizes nacionais. Especificamente, pretende-se: Conceituar o que é alfabetização e sua importância; Apresentar as leis BNNC, PNA e Diretrizes de Curitiba e como as mesmas dialogam; Analisar o Caderno Pedagógico de Unidades Curriculares: recomposição das aprendizagens de Língua Portuguesa e relacioná-lo às diretrizes analisadas. Fica clara a importância de se trabalhar e aprofundar as pesquisas referentes a alfabetização nas escolas públicas, a fim de buscarmos novas soluções para os números devastadores da leitura e escrita do país, buscando assim uma melhoria ou resposta para tal problemática.

Publicado
2023-11-01
Seção
Pedagogia

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