DESAFIOS DA NUTRIÇÃO ESPORTIVA NO USO DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES POR PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO EM ACADEMIAS DE CURITIBA

  • Rafaely Miranda UNIBRASIL
  • Edilceia UNIBRASIL
Palavras-chave: suplementos alimentares; musculação; dieta; nutrição no esporte.

Resumo

 Evidências científicas têm demonstrado que a musculação é uma prática esportiva muito eficaz, pois proporciona inúmeros benefícios, tanto na qualidade de vida como no físico dos praticantes. Atualmente, além da saúde há uma preocupação das pessoas em conquistar o corpo “ideal” imposto socialmente, frequentando cada vez mais academias. Associado a este fato, observa-se o aumento do consumo de suplementos alimentares com a intenção de alcançar de forma rápida os melhores resultados. O interesse em realizar esse estudo justifica-se devido ao alto uso de suplementos por praticantes de musculação, sem orientação profissional, na busca pelo corpo padrão imposto pela mídia, o que pode levar a uma dieta inadequada e o consumo indiscriminado de suplementos nutricionais. Com base nesses pressupostos o objetivo do estudo consiste em investigar a prevalência do consumo de suplementos sem orientação profissional, entre praticantes de musculação em academias de Curitiba. Para tanto foi realizado um estudo transversal com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados por meio de questionário online encaminhado pela plataforma do Google Forms. Dos 106 praticantes de musculação participantes, 57% eram mulheres e 43% homens. A melhoria da performance e aumento da massa muscular foram os objetivos mais citados pelos participantes. Os suplementos utilizados foram Whey protein (59,5%) seguido da Creatina (54,4%), outros suplementos como cafeína, maltodextrina, glutamina forma citados em menor proporção. Apenas 19% dos participantes relataram não usar nenhum suplemento nutricional. Dos que referiram utilizar os recursos ergogênicos 31,6% relataram utilizar os suplementos nutricionais por iniciativa própria, ou seja, sem orientação de um profissional e 50,6% relataram recorrer a internet quando apresentam dúvidas quanto à sua alimentação ou uso da suplementação, apenas 29,1% apontaram ter sido orientados por um nutricionista quanto ao suplemento nutricional. Pode-se concluir que a auto suplementação é frequente no grupo avaliado uma vez que foi observado o uso de suplementos nutricionais sem prescrição ou acompanhamento de um profissional preparado para esta função. Cabe destacar que o uso inapropriado de suplementos pode gerar consequências a saúde e que muitos praticantes de atividades físicas desconhecem os malefícios do uso indiscriminado.

Referências

ALMEIDA, I. V.; DE OLIVA RIBEIRO, M. C.; FREITAS, R. F. Uso de suplementos alimentares e fatores associados em praticantes de atividade fí¬sica de alta intensidade. RBNE - Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, v. 12, n. 76, p. 992-1004, 1 jan. 2019.

BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária–ANVISA. Suplementos alimentares. 16 de outubro de 2020. Disponível em: . Acesso em: 18 nov.2022, ás 14:11.

BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária–ANVISA. Perguntas e respostas: Suplementos alimentares. Brasília, 01 de setembro de 2022. Disponível em: . Acesso em: 17 nov. 2022, ás 16:38.

MAZZA, Sheynara Emi Ito; DUMITH, Samuel de Carvalho; KNUTH, Alan Goularte. Uso de suplementos alimentares combinado com a prática de atividade física entre universitários do extremo sul do Brasil. Cadernos Saúde Coletiva, 2022.

MOREIRA, Fernanda Pedrotti; RODRIGUES, Kelly Lameiro. Conhecimento nutricional e suplementação alimentar por praticantes de exercícios físicos. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 20, p. 370-373, 2014.
Publicado
2023-11-01
Seção
Nutrição

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)