ELABORAÇÃO DE MATERIAL INFORMATIVO SOBRE AS FUNCIONALIDADES DA ALA PARA OS PACIENTES E SEUS ACOMPANHANTES
Resumo
A relação entre a equipe hospitalar e os acompanhantes é frequentemente desafiadora devido à dificuldade de comunicação e entendimento dos processos hospitalares. A falta de clareza sobre direitos e deveres dos cuidadores contribui para sentimentos de desamparo. A equipe hospitalar geralmente espera uma postura passiva dos acompanhantes, mas a integração ativa destes no tratamento pode ser benéfica para o paciente. Intervenções de educação em saúde são essenciais para aumentar o conhecimento crítico e a autonomia dos cuidadores, começando desde a internação. A educação em saúde deve alinhar-se às necessidades dos indivíduos, promovendo uma cultura focada na saúde. A instituição hospitalar abordada, enfrenta a ausência de orientações claras para acompanhantes e pacientes. A elaboração de um manual impresso visa assegurar uma comunicação efetiva, melhorar a segurança do paciente, acolher os acompanhantes e qualificar a assistência. Resultados mostram que o diálogo durante a admissão estreita a relação entre a equipe de enfermagem, pacientes e acompanhantes, proporcionando maior conforto e confiança diante do ambiente hospitalar, que muitas vezes é percebido como uma estadia repleta de desafios e situações desconhecidas. Os acompanhantes, ao receberem atenção e orientações da enfermagem, demonstram compreender melhor o seu papel e sua autonomia junto à equipe. Essa comunicação efetiva contribui para que se sintam mais seguros e importantes no processo de cuidado. É um momento crucial para estabelecer confiança e garantir que todos estejam alinhados na busca pelo bem-estar do paciente. (Projeto de Intervenção, Enfermagem, UNIBRASIL);
Referências
Castro, TMG. Batista Neto, JBS. Carvalho, TVL. Borges RCS. Caldato, MCF. Nascimento, LS. Santos, TQ. Oliveira, IG. (2021). Educação em saúde aos acompanhantes de pacientes internados em unidade hospitalar: relato de experiência. Revista Ciências & Ideias, 12(4), 1559
Copyright (c) 2024 Anais do EVINCI - UniBrasil

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.