ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA NAS ALTERAÇÕES DE PISADA EM CRIANÇAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Resumo
Introdução: O pé é um membro complexo, responsável pela absorção de impacto, distribuição da descarga de peso corporal e manutenção do equilíbrio. A classificação do tipo de pisada, considerando o arco plantar (retropé), que pode ser neutra, pronada ou supinada. Na pisada neutra a distribuição da descarga de peso corporal é proporcional na face plantar (antepé, mediopé e retropé); na pisada supinada (pé cavo) tende a ausência ou diminuição do apoio de retropé e na pisada pronada (pé plano) ocorre o desabamento das estruturas do retropé, aumentando a base de apoio plantar. Justificativas: As alterações de pisada são comuns na infância, porém podem acarretar a sobrecarga das estruturas dos pés e tornozelos, gerando quadros álgicos, comprometendo a postura corporal e interferindo na qualidade da marcha. Objetivo: Investigar as técnicas relevantes na abordagem fisioterapêutica em crianças com alterações da pisada. Desenvolvimento: Estudo de revisão bibliográfica integrativa, por meio das bases eletrônicas de dados BIREME, PubMed e SciELO, com os descritores: fisioterapia; pediatria; crianças; pé cavo; pé plano; pisada, nos idiomas português, inglês e espanhol. Os critérios de inclusão foram artigos entre 2007 a 2020, estudos em crianças de ambos os sexos e com faixa etária entre 2 e 11 anos, pesquisas que abordaram as técnicas fisioterapêuticas em crianças com alterações de pisada. Os fatores de exclusão foram artigos de revisão, pesquisa em crianças obesas, com síndrome em geral e/ou doenças congênitas. Resultados: Foram encontrados um total de 1.128 artigos nas três bases de dados, dos quais 1.116 foram excluídos e 12 selecionados. Conclusão: As principais técnicas fisioterapêuticas no manejo das alterações de pisada em crianças, são baseadas principalmente na cinesioterapia (alongamento muscular, mobilização articular, fortalecimento muscular e treino proprioceptivo) e prescrição de órteses (palmilhas).
Referências
Martins EJ, Santos DA dos, Thomé MR, Vieira FF, Pereira WM, Ferreira L AB, Kerppers II. Avaliação podal de crianças do ensino fundamental de uma escola pública. Rev. Ter. Man. 2009, 7(30):117-122
Santos VMM, Sanchéz BLN, Tarco LVG, Couceiro RY, López AEO. Alteraciones de la huella plantar en preescolares del Centro Infantil del Buen Vivir Francisco Chiriboga. Rev. Eugenio Espejo. 2019, 13(1):45-52.
Copyright (c) 2024 Anais do EVINCI - UniBrasil

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.