APLICAÇÃO DE BUNDLE DE PREVENÇÃO DE PNEUMONIA EM UTI
Aplicação de Blundle de PAV em UTI
Resumo
Resumo
A Pneumonia associada a ventilação mecânica (PAV), é a infecção hospitalar mais comum relacionada a cuidados intensivos, concomitante, é a causa primordial de morbi/mortalidade entre as diversas infecções hospitalares, e atinge pacientes ventilados mecanicamente por intubação ou traqueostomia 48 horas após a intubação.
A pneumonia é uma infecção que se aloja nos pulmões, e são provocadas pela penetração de um agente infeccioso ou irritante no espaço alveolar, onde ocorre a troca gasosa. As principais causas da Pneumonia associada a ventilação mecânica, são: 1. Defeito da defesa pulmonar 2. Grande quantidade de micro-organismos nas vias aéreas. 3. Presença de micro-organismos multirresistentes.Os fatores de risco da Pneumonia associada a ventilação mecânica, podem ser classificados em modificáveis: Quando relacionados ao manejo do paciente, posicionamento da cabeceira, manejo da dieta, baixa pressão do balonete do tubo orotraquial, contato com mãos contaminadas, nível de consciência, condensação de circuitos. Ou em não modificáveis, evolvendo fatores intrínsecos, como: Sexo, idade, desnutrição e falência múltiplas dos órgãos.
Atualmente, evidências salientam que de fato, a maior forma de precaução é aplicando medidas de prevenção da PAV, denominadas como ‘’bundle’’.
Tal projeto, fez-se necessário devido à abundantes casos de Pneumonia associada a pacientes submetidos à ventilação, concomitante, a falta de precauções por parte da equipe, que sucediam no setor, expõe mais os pacientes a esta patologia. Paralelamente, a redução do tempo de permanência em UTI, resulta em um menor gasto público.Deste modo, objetivou-se capacitar a equipe técnica de enfermagem a fim de avaliar as taxas de adesão e impactos de incidência de pacientes com PAV, aspirando a redução de complicações e segurança do paciente.
Transcorreu uma capacitação para equipe técnica de enfermagem, robustecendo sobre o carecimento das medidas de prevenção de PAV. Preexistente a capacitação, dentre 4 pacientes submetidos a ventilação mecânica, com prevalência do sexo masculino, faixa estaria entre 35 e 86 anos, com uma média de internação de até 15 dias, 75% destes desenvolveram PAV. Prospositivo a capacitação, haviam 5 pacientes subjugados a ventilação mecânica, majoritariamente homens, intervalo etático de 34 a 78 anos, com uma média de internação de até 23 dias, apenas 20% desenvolveram PAV.
Em suma, é imprescindível compreender que os fatores de risco modificáveis, podem ser prevenidos. Salienta-se a suma importância da implementação do Bundle, a fim de minimizar o risco de infecções nosocomiais, em ênfase, a Pneumonia. Concomitantemente, torna-se explicito a contribuição da capacitação, visto a queda abrupta de pacientes que desenvolveram a patologia após o treinamento e implementação das medidas necessárias através dos técnicos de enfermagem.
Palavras-chaves: Pneumonia; Paciente; Ventilação Mecânica.
Copyright (c) 2024 Anais do EVINCI - UniBrasil

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.