REENCONTRO FAMILIAR DENTRO DA UNIDADE DE TRATAMENTO INTENSIVO:

UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO ACADÊMICO

  • Celine Pinheiro Cecon UNIBRASIL
  • Flavia Diniz Roldão UNIBRASIL
Palavras-chave: psicologia hospitalar;, estágio, relato de experiência.

Resumo

Estagiar na área hospitalar é uma experiência desafiadora. Presenciamos desde momentos de intensas emoções, encontros comoventes nos diversos setores e intervenções com pacientes dos mais diferentes quadros clínicos, até situações de como estar presente quando uma notícia de falecimento é anunciada. Estas múltiplas experiências geram diversificadas e ricas possibilidades de aprendizado durante o processo de formação acadêmica. Este trabalho é um relato de experiência de estágio na área de psicologia hospitalar. Foi desenvolvido pela primeira autora no primeiro semestre de 2024 como parte do seu estágio acadêmico de nono período do  Curso de Psicologia do UNIBRASIL, e foi supervisionado pela segunda autora.Tem por objetivo dar a conhecer uma experiência de múltiplos aprendizados vivenciada pela estagiária no acompanhamento de um paciente, destacando dilemas e atitudes profissionais aprendidas nessa prática acadêmica. A experiência ocorreu a partir do atendimento multidisciplinar composto pela presença de um médico e da estagiária. Foi realizada uma intervenção com um paciente internado em UTI, e sua família, após complicações advindas a partir de um procedimento cirúrgico. Como resultado foi possível compreender que o olhar atento do psicólogo e seu trabalho nas alas hospitalares pode gerar resultados significativos e positivos para os pacientes e seus familiares. A mediação do (a) psicólogo (a) hospitalar pode ser fundamental para que os pacientes e suas famílias ressignifiquem fatos, possam desenvolver ajustamento criativo da vida diante do acometimento de doenças e, encontrem caminhos novos e criativos para a resolução de seus desafios.

Biografia do Autor

Flavia Diniz Roldão, UNIBRASIL

Professora do Curos de Psicologia do UNIBRASIL. Doutorado em Educação pela UFPR. Pós-doutorado em andamento pela mesma instituição.

Publicado
2024-10-28
Seção
Psicologia