CAPACITAÇÃO PARA A EQUIPE TÉCNICA DE ENFERMAGEM DE UM HOSPITAL DE GRANDE PORTE NO SUL DO PAÍS SOBRE CUIDADOS AO PACIENTE COM NÍVEL DE CONSCIÊNCIA ALTERADO

  • Milena Serafim da Silva UniBrasil
  • Giseli Campos Gaioski Leal
  • Ana Paula Dezoti
Palavras-chave: capacitação, equipe de enfermagem, nível de consciência, manejo clínico, treinamento

Resumo

A identificação do nível de consciência é um dos aspectos mais cruciais na avaliação neurológica. Refere-se à análise do grau de alerta e comportamento do indivíduo, que é influenciado por estruturas essenciais do Sistema Nervoso Central (SNC), como o tronco cerebral e outras regiões do cérebro. Alterações no nível de consciência são frequentemente um dos primeiros indicadores de mudanças no estado clínico de um paciente adulto ou idoso diante de uma doença. Por esse motivo, a capacitação da equipe técnica de enfermagem sobre cuidados ao paciente com nível de consciência alterado é de extrema importância para garantir a qualidade e segurança no atendimento. Este treinamento visa preparar os profissionais para lidar com situações críticas que envolvem pacientes em estado de alteração da consciência, fornecendo conhecimentos teóricos e práticos necessários para atuação eficaz e humanizada. O principal objetivo consiste em melhorar a qualidade do atendimento garantindo que a equipe técnica de enfermagem compreenda os sinais e sintomas de alerta, reduzir erros e complicações que possam prejudicar o bem estar geral do paciente, e implementar protocolos e procedimentos fazendo com que a equipe seja apta para segui-los. A investigação envolveu a aplicação de uma capacitação in loco no hospital com a equipe do setor, seguido de uma avaliação do conhecimento e das práticas dos participantes antes e após a formação, além da aplicação de uma escala sobre os principais sintomas de alerta. Os resultados mostraram uma melhora significativa nas habilidades de avaliação e manejo dos técnicos de enfermagem, refletida em uma resposta mais eficiente às alterações no nível de consciência dos pacientes. Em conclusão, a capacitação provou ser eficaz em aprimorar as competências da equipe técnica de enfermagem, contribuindo para um atendimento mais qualificado e seguro para pacientes com alterações de consciência. A implementação regular de treinamentos semelhantes pode ser recomendada para manter e melhorar a qualidade do cuidado prestado.

Referências

Cristina F, Vilaça LV, Pereira CBM, Ruiz MT, Ohl RIB, Chavaglia SRR. Instrumentos para a avaliação do nível de consciência em adultos e idosos: revisão integrativa. [Revista de Enfermagem UERJ, 2021, V.29, 10 páginas]. DOI: https://doi.org/10.12957/reuerj.2021.57053. Acesso em: 28 março. 2024.

Sousa LM, Santos MVF. Aplicação da escala de coma de Glasgow: uma análise bibliométrica acerca das publicações no âmbito da Enfermagem. [Research, Society and Development, 2021, volume 10, número 14 e 16 páginas. Available from: DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i14.21643. Acesso em: 28 março. 2024.

Ministério da Saúde (BR). Linhas de Cuidado. Acidente Vascular Cerebral (AVC) no Adulto - Glasgow.
Disponível em: https://linhasdecuidado.saude.gov.br/portal/acidente-vascular-cerebral-(AVC)-no-adulto/glasgow. Acesso em: 28 março. 2024
Publicado
2024-10-23
Seção
Enfermagem

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>