FORMAÇÃO DE AGENTES OPERACIONAIS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO: TRABALHANDO O TEMA DAS EMOÇÕES

  • Leandra Santos Zeni UNIBRASIL
  • Flávia Diniz Roldão UNIBRASIL
Palavras-chave: Formação de Agentes Operacionais da Educação;, Relato de Experiência;, Emoções;, Comportamentos

Resumo

O objetivo deste trabalho é compartilhar uma vivência de estágio obrigatório desenvolvida no nono período do Curso de Psicologia do Unibrasil Centro Universitário pela primeira autora, e supervisionado pela segunda autora. Foi realizado na Secretaria Municipal de Educação, com os Agentes Operacionais da educação, responsáveis pela limpeza e nutrição das Escolas e Centros de Educação Infantil do Município de Piraquara. Trata-se de um relato de experiência. Realiza a comunicação dos momentos formativos, sobre a temática “O que sinto, por que sinto, o que faço com isso?”. Buscou-se abrir um canal de diálogo para maior conscientização e compreensão das emoções vivenciadas no cotidiano, bem como, religar diferentes componentes das emoções experimentadas no ambiente laboral com as emoções vivenciadas cotidianamente na vida dos servidores. A experiência apontou para a necessidade de falar sobre a temática, e, indicou possibilidades de trabalhar a promoção e prevenção de saúde mental nos processos de formação dos agentes operacionais da educação. Procedeu-se a partir  da concretude das relações permeadas pelas questões concretas do dia a dia das pessoas que desenvolvem diferentes trabalhos nas instituições educacionais.  Através desta prática foi possível compreender que o saber sobre como comunicar aos outros as emoções, pode permitir o estabelecimento de melhores relações no ambiente laboral e assim, favorecer também a saúde mental do trabalhador. Foi possível ilustrar por meio dessa experiência, a complexidade das relações entre os sujeitos nos diferentes espaços laborais e tempos de suas vidas.

Biografia do Autor

Leandra Santos Zeni, UNIBRASIL

Estudante do curso de Psicologia do UNIBRASIL.

Flávia Diniz Roldão, UNIBRASIL

Professora do UNIBRASIL. Doutora em Educação pela UFPR. Pós-doutorado em andamento na mesma instituição.

Publicado
2024-10-28
Seção
Psicologia