EDUCAÇÃO ESPECIAL E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

Palavras-chave: Inclusão, TDIC, Deficiência

Resumo

A história da Educação Especial tem evoluído ao longo dos anos, refletindo mudanças sociais, legislativas e pedagógicas que promoveram a inclusão de indivíduos com deficiência no sistema educacional. Apesar dos avanços, persistem desafios na implementação efetiva de práticas inclusivas, especialmente em termos de acessibilidade física e educacional, e na necessidade contínua de metodologias e recursos adequados para atender às necessidades específicas dos estudantes. A integração de tecnologias na Educação Especial surge como umas soluções promissoras para superar esses desafios, oferecendo recursos inovadores que melhoram o acesso ao currículo, personalizam o aprendizado e promovem a participação ativa dos alunos no ambiente educacional inclusivo. Este estudo justifica-se pela necessidade de explorar como as tecnologias podem apoiar efetivamente a Educação Especial, proporcionando oportunidades educacionais equitativas e contribuindo para o desenvolvimento de políticas mais inclusivas. Os objetivos incluem investigar a evolução histórica e as políticas contemporâneas de inclusão, explorar as tecnologias disponíveis e analisar o papel do professor como mediador dentro do cenário de inclusão e tecnologias. Utilizando a metodologia de revisão da literatura, espera-se que este estudo ofereça um entendimento aprofundado sobre a integração eficaz das tecnologias na Educação Especial, antecipando impactos positivos no desenvolvimento educacional e social dos alunos com deficiência.

Biografia do Autor

Karin Christina Gonçalves, UniBrasil

Pedagoga (PUCPR), Especialista em Mídias aplicadas na Educação (UFPR), Gestão Pública (UEPG), Psicopedagogia Clínica e Institucional (Uninter), Gestão Educacional e EaD e as Novas Tecnologias Educacionais (UniBrasil), Mestra em Educação com ênfase em Investigación aplicada a la Educación (UVa-2016) e TIC en Educación (USAL-2019). Atualmente é Doutoranda do Programa de Educação em Formación en la Sociedad del Conocimiento (USAL), Coordena os cursos de Graduação em Pedagogia EaD e Pós-graduação em Psicopedagogia (UniBrasil). Atuar como professora no curso de Graduação em Pedagogia e Pós-graduação em "Psicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar", "EaD e as novas tecnologia educacionais" e "Gestão Educacional" do UniBrasil. Membro de Grupo de Pesquisa ModIFica - Ensino, Língua e Literatura (IFPR) e Grupo de Pesquisa eduDIG - Grupo de investigación en Innovación y Educación Digital (USAL). Também é professora-mediadora (Tutoria EaD), professora-conteudista e Pedagoga Social. Tem experiência na área de Educação e Gestão Pública, com ênfase em Inovação em Tecnologia Educacional e Políticas de Assistência Social, atuando nos seguimentos: TDIC, Competências Digitais e Políticas Públicas Inclusivas, Educacionais e Sociais.

Letícia Domingos Nakau, UniBrasil

ACADÊMICA do Curso de Graduação em Pedagogia.

Publicado
2024-10-28
Seção
Pedagogia EAD