EDUCAÇÃO ESPECIAL E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Resumo
A história da Educação Especial tem evoluído ao longo dos anos, refletindo mudanças sociais, legislativas e pedagógicas que promoveram a inclusão de indivíduos com deficiência no sistema educacional. Apesar dos avanços, persistem desafios na implementação efetiva de práticas inclusivas, especialmente em termos de acessibilidade física e educacional, e na necessidade contínua de metodologias e recursos adequados para atender às necessidades específicas dos estudantes. A integração de tecnologias na Educação Especial surge como umas soluções promissoras para superar esses desafios, oferecendo recursos inovadores que melhoram o acesso ao currículo, personalizam o aprendizado e promovem a participação ativa dos alunos no ambiente educacional inclusivo. Este estudo justifica-se pela necessidade de explorar como as tecnologias podem apoiar efetivamente a Educação Especial, proporcionando oportunidades educacionais equitativas e contribuindo para o desenvolvimento de políticas mais inclusivas. Os objetivos incluem investigar a evolução histórica e as políticas contemporâneas de inclusão, explorar as tecnologias disponíveis e analisar o papel do professor como mediador dentro do cenário de inclusão e tecnologias. Utilizando a metodologia de revisão da literatura, espera-se que este estudo ofereça um entendimento aprofundado sobre a integração eficaz das tecnologias na Educação Especial, antecipando impactos positivos no desenvolvimento educacional e social dos alunos com deficiência.
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